É muito comum associarmos a vitamina C com a imunidade, mas o que poucas pessoas sabem é que outras vitaminas, assim como minerais e outros nutrientes, também estão envolvidos com a construção e manutenção do nosso sistema imunológico. E, isso inclui a vitamina A.

A vitamina A (pré-formada e ativa – retinol) pode ser encontrada de forma natural em alguns alimentos de origem animal, como o fígado, leite e alguns peixes também. Já os carotenóides (precursor), que são aqueles que serão transformados em vitamina A no organismo, estão presentes em algumas frutas, óleos e alguns vegetais.

Entenda a relação da vitamina A e o aumento da imunidade, outros benefícios desta vitamina no organismo, além de conferir quais são os alimentos fontes em vitamina A para incluir na sua dieta.

Para que serve a vitamina A?

A vitamina A desempenha diversas funções, sendo elas: 

  • Saúde dos olhos e da pele
  • Expressão genética
  • Reprodução e saúde dos embriões
  • Forte ação antioxidante 
  • Ação Imunológica

Quando o assunto é imunidade, esta vitamina atua na resposta das células fagocitárias, facilitando e estimulando a morte das células agressoras

Vitamina A para aumentar a Imunidade: entenda a relação

Quando o assunto é a integridade das mucosas e produção de células de defesa, a vitamina A exerce papel muito importante e precisa estar presente em nossa rotina de alimentação, seja na forma ativa (retinol) ou através do consumo de alimentos ricos em carotenóides, precursores da vitamina.

A deficiência da vitamina A está relacionada à redução da produção de anticorpos, células de defesa que compõem o nosso sistema imunológico. 

Esta deficiência pode influenciar na redução da barreira imunológica e aumentar a proliferação de vírus e bactérias. Alguns estudos até sugerem a relação entre a obesidade e a deficiência de vitamina A nestes indivíduos, uma vez que apresentam maior probabilidade de baixa resistência imunológica. 

Neste sentido, manter os níveis adequados da vitamina A contribui para o funcionamento do sistema imune.

Alimentos ricos em vitamina A

Confira algumas fontes importantes de vitamina A:

  • Fígado
  • Ovos
  • Leite integral e seus derivados
  • Frutas e legumes de cores alaranjadas como mamão, cenoura, laranja, manga, caju e abóbora
  • Alimentos de cor verde escura, como: espinafre, couve, brócolis, salsa e chicória
  • Alguns óleos, como o de coco, de pequi, de tucumã e dendê

Uma alimentação variada e rica em alimentos in natura, nos proporciona fontes diversas de vitaminas, minerais e macronutrientes essenciais para nossa saúde e bem-estar. Por isso, é importante fazermos escolhas melhores e mais saudáveis.

Referências: 

sbai.org.br/revistas/Vol331/ART%201-10%20-%20Micronutrientes%20e%20sistema%20imunol%C3%B3gico.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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