Com o objetivo de emagrecer, muitas pessoas buscam diversas dietas da moda a fim de ficar de bem com a balança. Mas o que é indicado para uma pessoa, será que funciona e tem a mesma eficácia para todas as outras? Algumas técnicas podem até oferecer resultados em curto prazo, outras nem tanto.
Uma dúvida bastante frequente é: deixar de jantar emagrece? Confira a matéria e entenda se esta pode ser uma estratégia para ajudar no emagrecimento, os efeitos do jejum intermitente, além de dicas para tornar o jantar mais saudável.
Pular o jantar emagrece?
Algumas pessoas que começam a pular a última refeição relatam a perda de peso, inicialmente, pois de fato, isso pode acontecer, ao cortar o jantar, reduzimos a quantidade de calorias ingeridas ao dia, o que pode contribuir no emagrecimento.
Mas a alimentação ao longo do dia deve ser avaliada também, além da quantidade, a qualidade nutricional desses alimentos ofertados, pois de nada adianta pular o jantar e ter um alto consumo de alimentos calóricos, ultraprocessados, fast food, com alta concentração de gorduras saturadas e carboidratos refinados.
Outro ponto importante a ser avaliado, se o ato de pular uma refeição não pode desencadear a compulsão alimentar, aumentando o consumo de alimentos na próxima refeição e as demais ao longo do dia. Isso geralmente ocorre em pessoas que sofrem com ansiedade.
Então o jejum intermitente não é uma boa estratégia? Veja a seguir.
Jejum intermitente: benefícios além do emagrecimento
Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como:
- Otimização da função celular e de regeneração
- Controle da fome
- Melhora do foco e concentração
- Permite ao corpo utilizar o tecido adiposo como fonte principal de energia
Mas essa não é a única estratégia existente para o emagrecimento e não deve ser indicado para todos.
Deve ser avaliada a individualidade juntamente com um profissional capacitado, desta forma, faça um acompanhamento com um nutricionista.
Afinal, como perder peso?
A melhor maneira de perder peso é avaliar a individualidade e optar por uma alimentação balanceada em todas as refeições, escolhendo os alimentos de acordo com a ingestão energética total diária indicada.
Para indivíduos que não se adaptam ao jejum ou até mesmo não podem aderir, pode ser recomendado manter a última refeição, sendo essa servida mais cedo, com alimentos leves e de fácil digestão, tais como:
- Vegetais cozidos no vapor, assados e refogados
- Sopas
- Ovos
- Peixes grelhados
Evite carnes gordurosas e preparações fritas. Existem diversas opções saudáveis que podem compor um jantar e contribuir no processo de emagrecimento. Consulte um nutricionista para adequar a melhor opção a sua rotina.
Referências:
scielo.br/pdf/abem/v53n5/20.pdf
runnersworld.com.br/pular-refeicoes-faz-mal/