A granola é basicamente um mix de cereais integrais que pode ser combinado com frutas secas e castanhas. A versão mais tradicional e conhecida tem como base aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de arroz e de milho. De frutas secas banana passa e uva são as mais comuns.  Ainda podem caber umas oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, assim como o açúcar mascavo que também é bem comum de ser encontrado nas receitas de granolas.

Por não ter uma receita padrão, hoje encontramos no mercado várias opções de granolas, como as versões sem glúten, sem açúcar, “premium” (geralmente com mais castanhas), low carb, proteicas e as versões salgadas também tem ganhado espaço e sido bem aceitas nesse mundo saudável.

 Por mais que existam várias receitas de granolas, seus principais ingredientes ainda são os cereais integrais e por isso, uma boa fonte de energia, além de rica em fibras, vitaminas e minerais.

Sabendo que os cereais integrais representam uma boa parte da composição das granolas, esse alimento é uma importante fonte de carboidratos complexos e seu consumo está relacionado ao fornecimento de energia para garantir o bom funcionamento do cérebro assim como do organismo como um todo.

Cereais integrais, castanhas e sementes são também excelentes fontes de fibras, relacionadas ao aumento da sensação de saciedade e controle da fome, melhora do funcionamento do intestino, assim como podem auxiliar no controle dos níveis de açúcar e colesterol sanguíneo.

Quanto mais ingredientes naturais na composição, como castanhas, frutas secas e sementes também garante-se mais vitaminas e minerais, micronutrientes importantes para a regulação do organismo.

E como consumir a granola?

Como a granola fornece energia, a dica é substituir aqueles alimentos refinados que podem ser usados no café da manhã ou no lanche da tarde pelo mix de cereais integrais. Ela pode vir acompanhando iogurtes, acaí, frutas in natura, vitaminas e até mesmo no preparo de bolos, biscoitos, cookies, nas receitas caseiras de barras de cereais e onde sua imaginação permitir.

Também vale a pena investir antes e após o treino, como forma de disponibilizar energia para treinar bem e recuperar os estoques dessa energia (glicogênio muscular e hepático) que o corpo perdeu durante o treino.

Como falamos, a versão salgada vem ganhando espaço na rotina alimentar. A composição é um pouco diferente das doces mais conhecidas. As receitas também são bem variadas, podem conter aveia em flocos, sementes de abóbora, girassol, linhaça, gergelim e chia além de temperos como salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, entre outros. Essas são boas opções para complementar as saladas verdes, as sopas, cremes de vegetais, para acompanhar ovos mexidos, guacamole, homus e outras pastinhas também ficam ainda mais interessantes com esses crocantes a mais.

Não existe uma recomendação fechada para o consumo da granola doce ou salgada, mas vale sempre lembrar da moderação na hora de acrescentar esse alimento nutritivo e saudável nas preparações do dia a dia.

Referências:

https://claudia.abril.com.br/cozinha/gastronomia/granola-mil-jeitos-de-consumir-muito-alem-do-cafe-da-manha/

https://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-da-granola/

Receita:

Granola salgada com nuts

Ingredientes:

1/4 xícara de aveia em flocos grossos

2 colheres sopa de gergelim

2 colheres de sopa de chia

1 colher de sopa de azeite

1/2 colher chá sal rosa

1/4 colher (chá) cúrcuma

1/4 xícara de semente de abóbora tostada

1/4 xícara de semente de girassol

1/4 xícara de nibs de cacau

1/4 xícara de flocos de milho não adoçados

1/4 xícara de nuts ( castanha de caju, amêndoas, nozes)

Pimenta do reino, cominho, alecrim a gosto.

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes em uma assadeira, menos a semente de abóbora, o nibs de cacau, os flocos de milho e a cúrcuma.

Asse por 20 minutos a 150 graus, observando e mexendo às vezes, para torrar por completo.

Retire do forno, deixe esfriar um pouco e adicione os outros ingredientes. Quando estiver completamente frio, guarde num pote bem vedado.

Deixe uma resposta