O magnésio é um mineral abundante e extremamente necessário para o bom funcionamento do corpo humano, estando presente em mais de 300 funções no nosso organismo e também participa como cofator em centenas de ações enzimáticas.

Ele se encontra em sua maior parte estocado nos ossos e no rim, é o principal órgão envolvido na regulação do magnésio corporal. A dose recomendada varia entre 350 mg por dia para homens e 300 mg para mulheres.

Confira os sintomas relacionados à deficiência de magnésio no organismo, quais são os alimentos e suplementos fontes do mineral, além dos benefícios para a saúde.

Deficiência de Magnésio

Os baixos níveis de magnésio podem estar relacionados a uma série de doenças, tais como:

  • Alteração na função cardiovascular e neuromuscular
  • Síndromes de má absorção em diabetes mellitus e resistência à insulina
  • Desordens renais e no alcoolismo
  • Inflamações como artrite
  • Infecções.

Os sintomas incluem náusea, vômito, sonolência e espasmos musculares.

Fontes alimentares

Suas principais fontes são:

  • Vegetais verdes escuros como agrião, couve, espinafre, acelga, coentro
  • Cereais integrais como aveia em flocos, farelo e farinha, quinoa, amaranto, cevada
  • Chocolate amargo, acima de 70% cacau
  • Frutas como abacate, banana, uva, figo seco, entre outras
  • Sementes e oleaginosas como linhaça, gergelim, semente de abóbora, amêndoas, castanha de caju, castanha do Brasil, nozes

Benefícios para a saúde

Conheça os 5 principais benefícios do magnésio para a saúde.

1.   Tem papel importante no metabolismo de glicose

Atua no metabolismo de carboidratos envolvidos na regulação da secreção e ação da insulina. Participa do equilíbrio da glicose tanto ao regular a secreção da insulina como ao modular sua ação em tecidos alvos.

2.   Reforça o sistema imunológico

Exerce funções no desenvolvimento, distribuição e função de células imunes. Também é necessário para a função normal dos leucócitos, sendo importante para a resposta imune.

3.   Importante para a saúde óssea

Apresenta efeitos sobre a densidade mineral óssea, seja por influenciar diretamente a atividade de células formadoras e degradadoras do tecido ósseo, modular o metabolismo ósseo e auxiliar na manutenção do equilíbrio ácido-básico do organismo.

4.   Recomendado para a saúde dos músculos

Participa da regulação da contração muscular e favorece o armazenamento de cálcio importante para o funcionamento do sistema muscular.

5.   Importante para saúde do coração

Sabe-se que o magnésio possui efeito nos batimentos cardíacos, pois atua no tônus vascular e contribui para regulação de eletrólitos importantes para o funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

Suplementação

Para garantir o aporte necessário, podem ser consumidos os suplementos alimentares à base de magnésio, encontrados no mercado como cloreto de magnésio, magnésio quelado, magnésio marinho e magnésio inositol. Recomendamos que consulte seu médico e/ou nutricionista para entender quais são suas necessidades e o mais indicado. 

Referências:

Magnesium – Dietary Reference Intakes for Calcium, Phosphorus, Magnesium, Vitamin D, and Fluoride – NCBI Bookshelf (nih.gov)

Redalyc.Magnésio, sistema imune e exercício de ultra-endurance

revista.nutricion.org/PDF/352severo.pdf

Fonte: Alessandra Rodrigues – Nutricionista Mundo Verde Boulevard Londrina.

Alessandra Fernandes Rodrigues é nutricionista registrada (CRN8 10405). Graduada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente atua na área de varejo, com marketing nutricional e funcional, onde realiza atendimento especializado aos clientes da loja Mundo Verde de Londrina, realizando treinamento para equipe, fornecendo todo suporte técnico científico para contribuir na tomada de decisões acerca de melhores produtos para uma alimentação saudável.

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