Triptofano é um aminoácido essencial, isso significa que ele não é produzido pelo organismo e deve ser obtido através da alimentação e ou suplementação para satisfazer as necessidades do corpo.

De modo geral, o triptofano é relacionado com melhora da qualidade do sono e no relaxamento, reduz estresse e melhora o humor, além de contribuir no tratamento da depressão, na hiperatividade e na liberação da insulina. Esse aminoácido também atua na produção da serotonina e melatonina.  E desta forma, desempenha papel fundamental na saúde do cérebro.

Relação triptofano x melatonina

Melatonina conhecida como o “hormônio do sono”, é produzida naturalmente pelo organismo e liberada em condições de baixa luminosidade. Sua principal função é controlar o ciclo circadiano, conhecido como relógio biológico. Sua liberação é iniciada ao anoitecer, induzindo o corpo a adormecer, fazendo a manutenção do sono durante toda a noite. O consumo do triptofano atua como precursor de serotonina e melatonina, dessa forma, melhora os níveis desse hormônio no corpo, reduzindo quadros de insônia.

Relação triptofano x serotonina

Serotonina é um neurotransmissor encontrado principalmente no sistema nervoso central (SNC). A serotonina ajuda a equilibrar o humor, reduz estresse e apetite, melhora sono, memória e aprendizagem. Além disso, têm funções fisiológicas importantes, como os movimentos peristálticos, que são movimentos intestinais que contribuem para a evacuação, manutenção da circulação sanguínea e a integridade cardiovascular. O triptofano é absorvido por neurônios serotoninérgicos e convertidos em serotonina, melhorando a sensação de prazer e bem estrar.

Alimentação x triptofano 

O consumo de alimentos fontes de triptofano são essenciais para a nossa saúde, e esses são  encontrados em alimentos como bananas, semente de abóbora, soja, grão de bico, tâmaras secas, amendoins, amêndoas, leite, chocolate amargo, nozes, ovos, cereais integrais como arroz integral, aveias, entre outros.

Visando todos os benefícios que esse aminoácido possui, seu consumo se torna imprescindível, a fim de evitar déficits nutricionais. Quando através da alimentação sua oferta for insuficiente, o triptofano pode ser suplementado com a orientação de um médico ou nutricionista.

Conheça mais benefícios do Triptofano no episódios Do Nutricionês para o Português: Saúde do Sono

Referências:

https://redib.org/Record/oai_articulo3500478-alimentos-ricos-em-triptofano-e-seu-efeito-na-libera%C3%A7%C3%A3o-da-serotonina-e-poss%C3%ADveis-benef%C3%ADcios-transtorno-de-ansiedade

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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