Cranberry é uma fruta originada dos Estados Unidos, Canadá e do Chile, conhecida também como Oxicoco, Airela, ou ainda, Mirtilo-Vermelho. Encontrada no Brasil, principalmente na forma de fruta desidratada, suco ou em cápsula, ela é um das representantes do grupo das frutas vermelhas, e chama atenção pelos benefícios que traz à saúde de quem o consome.

A cranberry atua na prevenção e no tratamento de infecções urinárias, pois contém substâncias que ajudam a impedir a adesão de bactérias ao trato urinário. As propriedades de antiadesão podem inibir também as bactérias associadas à úlcera gástrica (H. pylori) e a cárie. Além disso, ela possui boa quantidade de vitaminas como, por exemplo, a vitamina A que ajuda na melhora da saúde ocular e vitamina C que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

A cranberry possui substâncias antioxidantes muito importantes que melhoram e ajudam a reforçar o sistema imunológico e a proteger as células contra a ação dos radicais livres. Estas moléculas, quando aparecem em excesso no nosso corpo, podem ser tóxicas ao nosso organismo contribuindo para o desenvolvimento de doenças, como o Alzheimer. Alguns estudos demonstram que as frutas vermelhas, como cranberry, contém antocianina, um antioxidante que parece inibir o crescimento de células cancerígenas e impedir que haja um dano ao DNA de células, principalmente da mama, cólon, pulmão e próstata.

A fruta pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, por conter altos níveis de polifenois. Com ações anti-inflamatórias, essas substâncias agem prevenindo o acúmulo de plaquetas e diminuindo a pressão arterial. Além disso, contribuem para aumentar os níveis de colesterol HDL (ou seja, o colesterol bom) e na redução do LDL (colesterol “ruim”). Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes nas cranberries podem ainda melhorar a memória e a coordenação, sendo importantes para as atividades cognitivas.

No Brasil, a cranberry geralmente é comercializada na forma congelada, em mercados que trabalham com produtos importados. No entanto, é mais fácil encontrar a versão da fruta desidratada. Você pode comprar em mercados ou em lojas de produtos naturais.  A cranberry em cápsula ganhou também grande destaque uma vez que essa versão é mais concentrada e mais prática de ser administrada quando em altas doses. Mas importante destacar que o ideal é consultar um profissional da saúde para determinar a dosagem ideal e a melhor forma de seu consumo.

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Referência:

Novas abordagens para a prevenção de infecções do trato urinário. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-12848479, acessado em maio de 2022.

Um tipo de proantocianidinas do cranberry e uropatogênica atividade anti-adesão bacteriana. Disponível em http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-16055161, acessado em maio de 2022.

CRANBERRY a pequena notável. Aditivos & Ingredientes, p. 53-54. Disponível em: <https://funcionaisnutraceuticos.com.br/upload_arquivos/201612/2016120509826001481549788.pdf>. Acesso em maio de 2022.

Receita:

Smoothie de Cranberry

Ingredientes:

– 250 ml de iogurte natural;

– 3 colheres de sopa de cranberry desidratada Mundo Verde Seleção;

– 1 colher de chá de gengibre em lascas;

– 1 colher de sopa de mel orgânico Mundo Verde Seleção;

– Cubos de gelo.

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque o iogurte, cranberry, o gengibre, o mel e o gelo. Bata tudo até que o gelo fique em pedaços e a textura de smoothie, cremoso.

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