A Hipertensão Arterial (HA) ou também conhecida como pressão alta pode ser entendida como o aumento da pressão que o sangue faz nas paredes dos vasos sanguíneos. Ela é caracterizada como uma doença silenciosa e, atualmente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade. Quando não tratada se torna um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

A prática de atividade física regular, controle do estresse, moderação do consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e balanceada, por exemplo, são importantes tanto na prevenção quanto no tratamento da hipertensão.

De olho no sódio!

O sódio é um mineral presente no sangue importante para manutenção da pressão arterial ideal, além de ser essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos. Mas é importante ficar atento em seu consumo, porque ele retém água e ao ser consumido em excesso, pode aumentar a pressão arterial e ainda sobrecarregar o sistema cardiovascular.  Ele está presente no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em diversos outros alimentos, mas os campeões em quantidades são os alimentos ultraprocessados, como temperos prontos, salsichas, entre outros.

Você sabia que o limite diário para o consumo de sal é de 5 gramas e o hábito de consumo diário dos brasileiros, hoje, chega atingir cerca de 12 gramas? Mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e isso é bem preocupante, por isso é importante ficar atento, principalmente na leitura dos rótulos e incluir temperos naturais e sem sódio nas receitas culinárias, como alternativas ao sal de cozinha.

Dicas para uma Alimentação Saudável!

Alguns alimentos tem propriedades importantes para ajudar na prevenção e no controle a hipertensão e devem ser levados em conta. Confira!

Oleaginosas

As oleaginosas são ricas em vitamina E, ômega 3 e magnésio, por isso atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, que auxiliam no controle da pressão arterial. Vale a pena incluir na dieta, castanha de caju, castanha-do-pará, nozes e amêndoas, por exemplo.

Alho

O alho é rico em vários compostos com ação antioxidante, com destaque para Alicina, que atua na saúde do coração, melhora a circulação sanguínea e reduz a pressão. Recomenda-se que ele seja consumido cru ou, então, que seja adicionado ao alimento no fim do preparo, de forma a conservar melhor suas propriedades.

Frutas Vermelhas

Frutas como a goji berry, cranberry, romã, blueberry, amora são riquíssimas em antioxidantes, em especial a antocianina que leva ao relaxamento das artérias. Dessa forma, ajudam no controle da pressão arterial.

Ômega 3

O óleo de peixe é fonte de ômega 3, um tipo de gordura essencial que nosso corpo não consegue produzir e, por isso, precisamos obtê-lo através da alimentação ou suplementação. Ele auxilia no controle e na redução do colesterol, triglicerídeos e na pressão arterial.

Farelo de aveia

Grãos e cereais integrais são alimentos que ajudam na saúde cardiovascular, pois seu alto conteúdo de fibras reduz a absorção das gorduras pelo organismo e favorece um equilíbrio nas taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL). A aveia se destaca dentre os alimentos ricos em fibras, por conter betaglucano. Este nutriente segundo estudos ajuda a diminuir a pressão arterial.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre os nutrientes que ajudam na saúde do coração e também no controle da pressão arterial, que tal incluirmos mais eles em nossa alimentação?  Lembre-se de associar a alimentação saudável com a prática de exercícios físicos e fazer consultas periódicas para verificar sua pressão arterial.

Saiba mais sobre a Hipertensão Arterial e fique por dentro desse assunto tão importante

Receita

Panqueca de aveia com Mix de Berries

Ingredientes que irá precisar:

  • 3 colheres de sopa de água filtrada;
  • 1 banana;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de Farelo de aveia sem glúten Mundo Verde Seleção;
  • 1 colher de sobremesa de Mix de berries Mundo Verde Seleção.

Modo de preparo:

Bata o farelo de aveia, a água, a banana, o ovo no liquidificador. Despeje a massa em uma frigideira antiaderente. O ponto ideal da panqueca é quando ela se solta por completo da panela. Sirva as panquecas com o mix de berries por cima para acompanhar.

Referências

Oliveira EP. A variedade da dieta é fator protetor para a pressão arterial sistólica elevada. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. vol.98 no. 4 São Paulo Apr. 2012  2 Revista de Nutrição.

Martins, M.P.S.C. Consumo Alimentar, Pressão Arterial e Controle Metabólico em Idosos Diabéticos Hipertensos. Rev Bras Cardiol. 2010; 23(3):162-170.

WOLRD HEALTH ORGANIZATION. Salt reduction. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/salt-reduction&gt;. Acesso em 11 maio de 2022.

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