O gengibre é uma das mais antigas plantas medicinais do mundo e muito conhecido por causa de seus atributos, como sua ação bactericida e desintoxicante. O ingrediente é muito utilizado na culinária tanto para preparações salgadas quanto nas doces pelo seu sabor forte e picante e ainda pode ser usado de diversas formas: fresco, seco, em conserva, em pó ou cristalizado.

Mas qual a origem do gengibre?

Originário da Ásia, principalmente na Índia e China, o gengibre é uma raiz que confere muitos benefícios para nossa saúde por possuir forte valor nutricional. Ele é fonte de minerais, incluindo magnésio, cálcio, potássio e vitaminas como, por exemplo, C e B6.

Quais são seus benefícios?

Ajuda a melhorar gripes e resfriados

O seu uso é eficaz no tratamento de gripes e resfriados. Isso, porque além de ser um ótimo anti-inflamatório, alivia dores de uma forma geral, fortalece o sistema imunológico e ainda é um bom antibacteriano.

Auxilia no emagrecimento

Conhecido por ser um termogênico natural, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo fazendo com que o organismo queime mais calorias. O gengibre também auxilia no controle do apetite e reduz a absorção de gorduras, o que contribui para o emagrecimento.

Melhora de enjoos e náuseas

Diversos estudos comprovaram que o alimento previne enjoos em viagens longas, após cirurgias e em pacientes com câncer que precisam realizar quimioterapia. Além disso, também ajuda a reduzir as náuseas relacionadas à gravidez, como os enjoos matinais.

Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes

O gengibre pelo seu efeito antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e consequentemente, o desenvolvimento de doenças, como o câncer. E por ter ação anti-inflamatória, melhora os sintomas de artrite e doenças respiratórias, como asma e bronquite. Pesquisas também mostraram que ele pode minimizar dores musculares, principalmente em atletas e também aliviar cólicas menstruais em mulheres.

Pode prevenir diabetes e complicações.

O gengibre possui substancias como, por exemplo, o gingerol, que tem propriedades digestivas e ajudam no controle de diabetes tipo 2. Muitos estudos relacionam os benefícios da planta para esse problema de saúde, por colaborar com a melhora na secreção de insulina. Este é o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a resistência à insulina e o diabetes.

Há contraindicações?

O gengibre é considerado um alimento bastante seguro e não faz mal para a maioria das pessoas. Mas consumir em grandes quantidades pode gerar desconfortos gástricos, refluxo estomacal, irritação na boca e quadros de diarreia. Além de ser contraindicado para quem faz uso de medicamentos anticoagulantes.

Referência:

http://www.esalq.usp.br/acom/clipping/arquivos/18-01-14_conheca_os_beneficios_do_gengibre_para_a_sua_saude_m_de_mulher_mdm.pdf

Receita:

Chá de Gengibre e Própolis

Ingredientes que irá precisar:

  • 1 rodela (2 cm) de gengibre fresco;
  • 200 ml ou uma xícara de água filtrada;
  • 20 gotas de Extrato de própolis verde alcoólico Mundo Verde Seleção.

Modo de preparo:

Esquente a água junto ao gengibre até formar pequenas bolhas. Quando ferver desligue o fogo e tampe o chá por 10 minutos. Após esse tempo, coloque o chá em uma xícara e adicione as gotas de própolis e pronto. Beba em seguida.

Deixe uma resposta