Se alimentar bem para manter a saúde é importante, porque o alimento que comemos vai nutrir todas as células do nosso corpo e permitir que o mesmo funcione da melhor maneira possível, prevenindo doenças. No entanto, alguns alimentos muito presentes em nossa cultura, consumidos em excesso, podem interferir no equilíbrio do nosso organismo, pela falta de nutrientes importantes e pelo excesso de calorias e aditivos químicos.

O pão branco, bastante presente na mesa do café da manhã dos brasileiros, não é inimigo da alimentação, mas também o seu consumo não é recomendado diariamente, porque é necessário variar a alimentação. Além disso, o pão branco não faz parte da maioria das dietas voltadas para o emagrecimento, porque é feito com farinha branca refinada.

Mas por que devemos evitar a farinha branca refinada?

A farinha branca é considerada um alimento pouco nutritivo, porque passa pelo processo de refinamento e com isso perde os nutrientes (proteínas, fibras e minerais) encontrados no trigo, além disso, ela tem um alto índice glicêmico – ou seja, aumenta rapidamente o nível de açúcar no sangue, o que pode acarretar em problemas ao longo prazo. Existem alguns estudos que associam o uso da farinha branca com alguns problemas de saúde como o aumento de processos inflamatórios, risco de obesidade, diabetes entre outros.

Os pães feitos à base de farinha branca podem ser substituídos de diversas formas mais nutritivas para essa refeição tão importante e deliciosa. Confira abaixo alguns alimentos:

1 – Tapioca

Ela é rica em carboidratos, mas não tem glúten o que a torna uma ótima opção de consumo para celíacos. Além disso, a tapioca aumenta o nível de saciedade. Para melhorar o valor nutricional, inclua fibras, como semente de chia, aveia, gergelim e linhaça e proteínas, como ovos e queijo.

2 Frutas

Assim como o pão, as frutas possuem carboidratos, mas com a presença de nutrientes que favorecem a saúde, como vitaminas, minerais e fibras. No café da manhã, você pode consumi-las com iogurtes, granola, bebidas vegetais, aveia e na forma de smoothies ou vitaminas.

3 Cuscuz de milho

O cuscuz ou massa de milho é um prato típico do Nordeste, sendo um alimento de fácil preparo e versátil. Ele é naturalmente livre de glúten e proporciona uma grande saciedade. Combina muito bem com todos os tipos de recheios, como ovos, frango e queijo.

4 – Panqueca integral 

Feita com farinhas funcionais, como a farinha de aveia, amêndoa, coco e outras. É fácil de preparar e bem versátil, pois pode ter o recheio de sua preferência, como pasta de amendoim, frutas, geleias e queijo. 

5 – Aipim cozido

Incluir o aipim (ou mandioca) no café da manhã é uma ótima opção para substituir o pão. O alimento é rico em vitaminas e minerais e também ajuda a proporcionar saciedade.  Você pode combiná-lo com ovos, patês, queijo e outras fontes de proteína.

O importante é lembrar que, independentemente do tipo do alimento escolhido, seu consumo deve ser realizado de maneira equilibrada e, preferencialmente, com a orientação nutricional.

Referência

https://saocamilosp.br/noticias/docente_de_nutrio_fala_sobre_o_consumo_de_farinha_branca

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/alimentos-sem-gluten-sao-mais-saudavei-1

http://www.nit.pt/article/11-08-2015-afinal-o-gluten-faz-bem-ou-mal

Receita

Panqueca de Banana com Cacau

Ingredientes que irá precisar:

– 1 ovo;

– 1 col. sopa de farelo de aveia sem glúten Mundo Verde Seleção;

– 1 banana prata;

Óleo de coco extravirgem em spray Mundo Verde Seleção – Para untar;

– 1 colher de sopa de cacau em pó Mundo Verde Seleção.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com um garfo. Unte a frigideira com óleo de coco em spray, aqueça a frigideira e despeje a massa. Deixe em fogo baixo até a massa cozinhar. Vire quando a massa já estiver firme e espere cozinhar do outro lado e pronto!

Deixe uma resposta