A levedura nutricional é considerada um superfood, ou seja, um alimento que concentra diversos nutrientes benéficos para a saúde, muito utilizado na dieta de veganos e vegetarianos, principalmente pelo seu teor de proteínas e vitaminas do complexo B, além do gostinho que lembra ao do queijo. Confira o que é, tipos, como utilizar e benefícios da levedura nutricional.

O que é a levedura nutricional?

Um alimento de origem vegetal, naturalmente sem glúten, rico em fibras e proteínas, além de diversos minerais como ferro, zinco, magnésio, cromo, fósforo e cobre e as vitaminas do complexo B

Composto por microorganismos unicelulares, popularmente conhecidos como “fungos”, seu nome científico é Saccharomyces cerevisiae.  

Tipos de levedura nutricional e como utilizar

A levedura nutricional pode ser encontrada em pó ou flocos, ambos estão na forma inativa, ou seja, foi exposta a altas temperaturas e desativada, processo que impede sua fermentação.

As leveduras ativas são fermentativas, como os fermentos utilizados para fazer pães, ou kombuchas e cervejas. 

Muito presente na alimentação de veganos e vegetarianos pelo seu alto valor nutricional, mas também pelo sabor, já que o alimento remete ao sabor do queijo parmesão, podendo ser utilizado em molhos, arroz, macarrão, quiches e saladas.

Pode ser adicionado 1 colher de sobremesa de levedura nutricional nas refeições principais, como arroz, macarrão, legumes, pipocas, saladas, tofus mexidos, etc. 

Benefícios

Dentre os benefícios da levedura nutricional, estão: 

Alto poder antioxidante

Fonte de antioxidantes, como a glutationa, previne o envelhecimento precoce celular e atua na prevenção de doenças degenerativas como hipertensão, diabetes e na prevenção do câncer. 

Fonte de fibras

Ajuda na redução dos níveis de colesterol e glicemia no sangue e no funcionamento e saúde intestinal. 

Fortalece a imunidade

Fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, contém betaglucana, que atua como imunomodulador, reforçando as células do sistema imune. 

Reforço de proteínas e complexo B

Por conter proteínas de alto valor biológico e vitaminas do complexo B, contribui para evitar deficiências nutricionais em veganos e vegetarianos estritos e para todos que possuem restrição alimentar.

Referências:

 Xu. M et al.  Yeastβ-glucan alleviates cognitive deficit by regulating gut microbiotaand metabolites in Aβ1–42-induced AD-like mice. International Journal of Biological Macromolecules. V. 161, p. 258–270, 2020. 

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Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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