A cafeína é o principal ingrediente encontrado geralmente nas bebidas energéticas. Quando pensamos em uma fonte dessa substancia, a primeira bebida que nos remete é o café. Podemos encontrar também a cafeína em outros alimentos como, por exemplo, no chá mate, chá verde, no cacau e no guaraná em pó.

Mas o que são alimentos estimulantes?

 Os estimulantes atuam no sistema nervoso central, ao qual são atribuídas qualidades como redução da fadiga e sonolência, além de efeitos benéficos sobre a concentração, melhora na atenção e no desempenho esportivo, entre outras. Confira abaixo mais sobre alguns alimentos e bebidas estimulantes:

1- Café:

O café além de atuar como uma bebida energética, ele possui ação termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e, consequentemente, contribui para o processo de queima calórica. Outro ponto positivo do café é que ele é rico em antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres, previnem o envelhecimento precoce melhorando assim a saúde. Mas atenção! Segundo o Ministério da Saúde o seu consumo é de no máximo 3 xícaras de café por dia, devido a sua concentração de cafeína.

2- Chá verde:

O chá verde é produzido a partir da planta Camellia sinensis e possui diversas propriedades que vem sendo estudadas, como ação contra o câncer, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante e um consequente papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, além da atuação na saúde neural. É importante lembrar, que ao consumir ele na forma de chá, não adoçar com açúcares ou adoçantes para não atrapalhar sua propriedade terapêutica.

3- Guaraná em pó:

guaraná em pó é feito a partir das sementes da planta Paullinia cupana, e trás benefícios como o aumento do estado de alerta e atenção, melhora do humor e estimula a queima de gordura no corpo, sendo uma excelente opção para dar mais disposição para o treino e ainda potencializar o processo de emagrecimento.

4- Cacau:

Sabe-se que o cacau tem efeito estimulante, devido à teobromina e à cafeína presentes em sua composição, mas o cacau também possui propriedades funcionais, proporcionadas pela presença de compostos antioxidantes, que atuam prevenindo o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças do coração.  O cacau ainda é rico em triptofano, um aminoácido importante que forma a serotonina, hormônio da felicidade, bem-estar e humor.

Mas cuidado com o consumo em excesso

O consumo de alimentos e bebidas estimulantes em excesso pode levar ao aparecimento de desconfortos gastrointestinais, dificuldades para dormir e dores de cabeça, por isso a necessidade do acompanhamento de um profissional da saúde. Indivíduos com doenças cardíacas, hipertensos, crianças e gestantes devem tomar cuidado com seu consumo.

Saiba mais sobre como a cafeína pode ajudar sua rotina a se tornar ainda mais saudável

Referência:

EFRAIM, Priscilla; ALVES, Adriana B.; JARDIM, Denise C. P. Revisão: Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Brazilian Journal of Food Technology. Vol 14. 3 ed; 181-201, 2011

BIANCO, T, Henrique; THOMPSON, Mariza. Relação entre o café e a pressão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão. Vol.22. 2.ed; 40-43, 2015

Receita:

Iced Coffee com leite de coco em pó

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa com Turbo Coffee Mundo Verde Seleção;
  • Uma colher de chá de açúcar de coco Mundo Verde Seleção; (Ou adoçante, como o xilitol e eritritol);
  • 1 ½ colher de sopa de leite de coco em pó Mundo Verde Seleção diluído em 200 ml de água filtrada;
  • 1 copo de 200 ml de água filtrada;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela ou leiteira adicione o Turbo Coffee, açúcar e a água, que deve ser colocada aos poucos. Com um mixer, bata a mistura enquanto ela vai ao fogo baixo. Você vai parar apenas quando conseguir uma consistência cremosa. Logo após coloque o leite de coco diluído em água junto ao gelo. Depois adicione o creme de café por cima do leite e pronto. Sirva-se.

Deixe uma resposta