Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, esse desejo faz parte do instinto do ser humano, mas pode ser influenciado por diversos fatores. Tanto questões físicas, como emocionais estão relacionadas com a alteração do desejo sexual em diversas fases da vida. Essas causas incluem fatores psicológicos como a depressão, ansiedade ou problemas de relacionamento, medicamentos e baixa concentração de testosterona e/ou estrógeno no sangue.

Os hormônios que controlam a libido são a testosterona e o estrogênio, e por isso, homens podem sofrer com baixo desejo sexual, mas frequentemente são as mulheres acometidas. O gênero feminino sofre oscilações hormonais durante os meses, e que interfere na libido.

Na menopausa ou pré menopausa, as mulheres sofrem com queda progressiva de hormônios, o que causa a baixa libido. Outro fator que influencia negativamente no apetite sexual é o uso de contraceptivos, além de reduzir a libido, também reduz a lubrificação, afetando o prazer, isso se dá pela diminuição na produção de andrógenos nos ovários, como a testosterona. Esses hormônios são essenciais para a relação sexual. Neste caso, se você suspeita que seu contraceptivo está afetando sua libido, converse com seu médico.

Além disso, hábitos simples como uma boa alimentação, exercícios físicos, dormir bem (cuidar da qualidade do sono) e realizar atividades de lazer, podem ajudar a melhor na libido.  

Conhecidos como alimentos afrodisíacos, esses alimentos além de contribuírem no aumento da libido, podem ajudar na função energética, melhorando a disposição ao longo do dia, além ajudarem na melhora da circulação sanguínea e produção natural de hormônios como testosterona e estrógeno. Abaixo listamos 6 alimentos que devem fazer parte do hábito alimentar e que poderão ajudar no apetite sexual.

1- Maca Peruana:

Um tubérculo nativo da região dos Andes, atua como adaptógeno, ajudando a equilibrar os níveis hormonais, além de melhorar a circulação sanguínea. Estudos demonstram que a maca pode contribuir com a espermatogênese. Esse superalimento pode ser consumido por homens e mulheres.

2- Feno-grego: 

São sementes que podem ser consumidas através da decocção em chás. Esse alimento pode promover o equilíbrio hormonal tanto em homens como em mulheres, melhorando a libido, consequentemente o desejo sexual.

3- Cacau:

Chocolates acima de 70% de cacau. Pois quanto maior a porcentagem de cacau, melhor será o estímulo para a liberação do neurotransmissor chamado serotonina, que proporciona prazer e bem-estar.

4- Amendoim ou pasta de amendoim:

Essa oleaginosa é rica em arginina, um aminoácido que participa da produção de óxido nítrico, responsável pela vasodilatação, ou seja, melhora a oxigenação e circulação do sangue, estimulando o apetite sexual e as ereções dos órgãos sexuais.

5- Ginseng:

Uma raiz medicinal, atua na melhora da circulação do sangue, reduzindo cansaço e fadiga. Desta forma, oferece mais energia para o corpo e mente. 

6- Frutos do mar:

Alimentos como as ostras, possuem fósforo e zinco, minerais que estimulam a produção de testosterona e a espermatogênese. São nutrientes que podem estimular a lubrificação vaginal.

Vale salientar que de forma isolada, nenhum nutriente fará milagres. Sempre recomendamos manter uma alimentação balanceada, realizar exercícios físicos, dormir bem e visitar o médico regularmente para check-ups.

Descubra os benefícios da Maca Peruana com o Do Nutricionês para o Português

Referências:

https://redib.org/Record/oai_articulo3528008-a-influ%C3%AAncia-dos-alimentos-afrodis%C3%ADacos-desejo-sexual-revis%C3%A3o-integrativa

https://www.bbc.com/portuguese/geral-49011546

https://emais.estadao.com.br/blogs/vigilante-da-causa-magra/alimentacao-inadequada-pode-interferir-na-libido-diz-especialista/

Receita:

Smoothie de Banana com Maca Peruana

Ingredientes:

1 banana madura congelada

1 colher de pasta de amendoim integral sem açúcar

1 colher de sobremesa de maca peruana mundo verde seleção

1 colher de chá de cacau mundo verde seleção

200ml de bebida vegetal ou leite

Canela a gosto.

Nibs de cacau para decorar

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva ainda gelado. Finalize com nibs de cacau.

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta