A Maca Peruana é o nome dado à planta Lepidium meyenii, um tubérculo nativo da região dos Andes, no Peru. Ela ganhou destaque por ser um alimento muito nutritivo e promover efeitos importantes para a saúde. Abaixo listamos para você 7 benefícios da maca peruana:

1 – Aumento da energia e vigor

A maca peruana é uma raiz que contém carboidratos e vitaminas como, por exemplo, vitaminas do complexo B. E esses nutrientes são importantes por participarem das reações de produção de energia para o corpo. Estudos demonstram que o consumo dela pode aumentar o desempenho físico e reduzir fadiga muscular e dores para quem pratica exercícios.

2 – Melhora da memória e concentração

A maca ajuda a melhorar as funções cognitivas (memória, raciocínio e concentração, por exemplo) e contribui para o processo de aprendizado. Isso, porque ela é rica em vitaminas do complexo B, que são fundamentais para a saúde e bom funcionamento do sistema nervoso.

3 – Aumenta a libido e melhora a fertilidade

Alguns estudos mostram seu efeito no equilíbrio hormonal, podendo estimular o aumento da testosterona e com isso, estimular a libido. A maca peruana também é capaz de auxiliar o processo de espermatogênese, ou seja, aumenta a produção e mobilidade dos espermatozoides, o que melhora a fertilidade masculina.

4 – Reforça a imunidade

Ela contém nutrientes importantes como, por exemplo, vitaminas C e do complexo B, zinco, magnésio e antioxidantes, que proporcionam um melhor equilíbrio imunológico ao corpo.

5 – Melhora a saúde do coração

A maca contém gorduras boas em sua composição, como os ômegas – 3 e 9, que contribuem para a saúde do coração pela ação anti-inflamatória, ajudando a tratar focos de inflamação e a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, ela ajuda a regular as taxas de colesterol no sangue, diminuindo o nível do colesterol “ruim” (LDL) e aumentando as taxas do colesterol “bom” (HDL). 

6 – Contribui no emagrecimento

Ela é fonte de carboidratos complexos e fibras, que promovem o aumento da sensação de saciedade e o controle de apetite. A maca ainda favorece o bom funcionamento do intestino pela ação das fibras evitando problemas, como constipação e inchaço abdominal.

7 – Controle do Diabetes

Por conter alto teor de fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico, diminui a velocidade da absorção de açúcar pelo corpo. Desta forma, impede a liberação de altas quantidades de insulina de uma só vez, o que ajuda na prevenção e controle do diabetes.

A maca peruana, no Brasil, pode ser encontrada nas versões em pó ou em cápsula, por isso é importante verificar qual é a forma mais conveniente de acordo com as suas necessidades. Caso opte por consumir a versão em pó, você pode adicionar em sucos, shakes, vitaminas ou outra preparação de sua preferência. Lembrando que sempre indicamos que procure um profissional capacitado para determinar a dosagem ideal e a melhor forma de seu consumo.

Do Nutricionês para o Português: Maca Peruana

Referência:

Effect of Lepidium meyenii (MACA) on sexual desire and its absent relationship with serum testosterone levels in adult healthy men, acessado em maio de 2022.

Lia M.et al. The Effects of Lepidium Meyenii on Grip Strength, Fatigue, and Sexual Behavior. Journal of Exercise and Nutrition, 2019. Acessado em maio de 2022.

Peres N. et al. Medicinal effects of Peruvian maca (Lepidium meyenii): a review. Royal Society of Chemistry, 2020.Acesso em maio de 2022.

Receita:

Shake Proteico com Maca Peruana

Ingredientes:

– 1 scoop (30g) de Whey Balance sabor chocolate Elixir; 

– 1 colher de sopa de Maca Peruana em pó Mundo Verde Seleção;

– 1 banana prata; 

– 1 colher de sobremesa de canela em pó; 

– 1 copo de 200 ml de água;

– Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Caso seja necessário, adicione mais água para diluir melhor.

Deixe uma resposta