Na área de saúde sempre se falou da importância da correta higienização dos alimentos pensando tanto na questão de afastar sujidades, vírus e bactérias e também como forma de prolongar a vida útil de alguns deles, evitando assim o desperdício de alimentos. Em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID 19) esse é um dos assuntos mais discutidos e procurados na internet. 

Aprenda como higienizar corretamente as frutas, legumes e verduras e veja ainda nossa dica extra para higienização dos ovos, confira!

Como fazer a correta higienização dos alimentos?

A limpeza consiste em três etapas: lavagem, sanitização e enxágue. São 3 etapas importantes para a limpeza completa dos alimentos, confira:

  1. Lavagem: é a etapa feita com água corrente e sabão ou detergente.
  2. Sanitização: é o momento onde o alimento fica em contato com o sanitizante, exemplo é o hipoclorito de sódio.
  3. Enxágue: momento de finalização da limpeza, onde o alimento passa novamente pela água corrente para retirada do produto usado para sanitização.  

Todas essas etapas não são regras para todos os alimentos, por isso, vamos dividir pelos grupos de alimentos. 

Folhas e alimentos que serão consumidos crus

São exemplos a couve, alface, tomate, abobrinha, pepino e outros. Eles devem ser lavados individualmente e depois colocados na solução de água com hipoclorito de sódio, daqueles prontos, deve-se seguir a diluição descrita na embalagem do produto.

Para os adeptos da água sanitária, é importante que ela seja pura (único ingrediente). A solução pode ser feita da seguinte maneira:

  • duas colheres de sopa (em torno de 20 ml) para cada litro de água, por dez minutos.

Como se utiliza produtos químicos, a limpeza é completa com o enxague em água corrente para retirada destes e depois esses alimentos devem ser secos e armazenados em potes ou sacos plásticos. No caso das folhas devem ser armazenadas em potes e em camadas de folhas e papel toalha para maior duração do alimento

Frutas

Principalmente aquelas com cascas mais delicadas como pera e maçã, o ideal é lavar antes do consumo imediato para não escurecer a fruta ou desgastá-la, mas ao chegar em casa, pode ser passado um pano úmido para retirada do excesso de sujeiras. 

Na hora do consumo, pode ser usada uma bucha limpa com o detergente ou outro sanitizante e um bom enxágue. 

No caso de morangos, uvas e outros, podem ser higienizadas usando as 3 etapas, depois devem ser secas e armazenadas na geladeira.

Dica extra: como higienizar ovos

Os ovos sempre causam dúvidas em relação a sua limpeza. Essa só deve ser feita na hora do consumo mesmo, uma vez que sua casca é porosa e quando se lava antes pode propiciar o crescimento de bactérias. 

Para armazenar na geladeira, a embalagem pode ser limpa com álcool 70% ou com água sanitária, borrifando sobre a embalagem.  

Proteja-se e evite o desperdício

Os cuidados com os alimentos vão além do que é escolhido para se comer, a parte da limpeza e higienização corretas são extremamente importantes para evitar o contato com vírus e bactérias que podem causar doenças e também, podem ser considerados mais uma forma de evitar o desperdício.

Referências:

jornaldebrasilia.com.br/cidades/veja-como-higienizar-corretamente-frutas-verduras-legumes-e-embalagens/

https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/08/especialista-explica-como-higienizar-alimentos-durante-a-pandemia/

Deixe uma resposta