O ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturados, formado por três ácidos graxos: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA). ​Um ácido graxo importante para o organismo humano, considerado essencial, pois não é produzido pelo nosso corpo, por essa razão, ele  deve estar presente na alimentação. 

Os peixes e frutos do mar são os primeiros alimentos (ou até únicos) que a maioria lembra quando falamos em ômega 3, porém esse ácido graxo pode ser encontrado nos alimentos de origem vegetal. Confira onde encontrar ômega 3 vegetal nos alimentos e suplementos, além dos benefícios para a saúde.

Fontes de ômega 3 Vegetal

As fontes vegetais para veganos e vegetarianos são:

Benefícios do Ômega 3

Independente da fonte alimentar (vegetal ou animal), a ação do ômega 3 no organismo é a mesma.

Uma das concentrações encontradas no ômega 3, o EPA, desempenha papel importante para a saúde cardiovascular, contribui para melhor circulação sanguínea, melhorando os níveis da pressão arterial e possui ação anti-inflamatória. 

Já o DHA, também presente no ômega 3, exerce benefícios para a saúde cerebral e para os olhos, reduzindo os sintomas da depressão, atua na prevenção e redução da progressão do Alzheimer, melhorando memória e concentração, além de ajudar na lubrificação de mucosas e do globo ocular.

Infelizmente as principais fontes alimentares de ômega 3, muitas vezes não estão presentes no dia a dia da alimentação do brasileiro (mesmo na dieta onívora) desta forma, a suplementação se faz necessária em muitos casos.

Vegetarianos e veganos: como suplementar ômega 3?

Assim como a população onívora, quem faz o consumo de alimentos de origem animal, os veganos e vegetarianos podem suplementar o ômega 3 através do óleo de linhaça, mais conhecido e consumido, ele possui concentrações de ALA, que é convertida no organismo em concentrações de EPA e em menor concentração DHA. 

Outra opção para suplementação de ômega 3 vegetal para esse público é o consumo de microalgas, essas se destacam, pois fornecem boas concentrações de EPA e DHA. 

Pessoas alérgicas ao consumo de peixes e frutos do mar podem se beneficiar utilizando essas fontes vegetais de ômega 3.

Referências:

https://www.svb.org.br/205-vegetarianismo/saude/artigos/135-ega-3-e-vegetarianismo

svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf

vponline.com.br/site/rsa/281/uma-semente-incrivel-para-nutrir-o-organismo-que-tambem-pode-ajudar-nos-cuidados-com-a-pele

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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