De acordo com o relatório anual Worth Health Statistics 2019, publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no mundo todo, as pessoas estão vivendo mais.

No Brasil, o documento mostra que a expectativa de vida ao nascer passou de 69,9 para 75,1 anos entre 2000 e 2016, e a esperança de vida saudável ao nascer (número de anos que se espera viver em plena saúde) subiu de 61,5 para 66 anos.

Não só no Brasil, mas em vários países, as mulheres vivem mais que os homens. Conforme os dados de 2018, a diferença é de aproximadamente de 7 anos. O que significa que uma menina ao nascer tem a expectativa de viver 7 anos mais que um menino na mesma condição. 

Essa expectativa de vida maior está relacionada aos cuidados que as mulheres têm com a sua saúde, principalmente com o costume das visitas regulares aos médicos. Elas são muito mais preventivas que reativas e assim, melhoram sua qualidade de vida.

Mas não basta viver mais, é importante que se viva melhor, principalmente com menos doenças e mais qualidade de vida.

Vamos falar sobre alguns alimentos e nutrientes que podem retardar o envelhecimento precoce celular e assim, prevenir ou retardar o aparecimento de doenças.

Coenzima Q10

Substância produzida naturalmente pelo corpo que apresenta efeito antioxidante natural e está presente em todas as células do nosso organismo, participando dos processos de produção de energia. Conforme envelhecemos, a produção vai caindo e aí a suplementação se torna importante.

Benefícios:

  • Retardo do envelhecimento precoce, evitando ou retardando o aparecimento de rugas, marcas de expressão;
  • Esse efeito antioxidante também acontece nas células e assim, previne o aparecimento de doenças, como as do coração, Alzheimer e outras;
  • Sua deficiência pode levar a fadiga crônica física e mental,uma vez que participa dos processos de energia;
  • Também tem efeitos melhorando as crises de enxaquecas e infertilidade;
  • A coenzima Q10 está associada ao bom funcionamento do sistema imunológico.

Vitaminas e Minerais Antioxidantes

As vitaminas A, C e E e os minerais selênio e zinco fazem parte do grupo dos nutrientes que apresentam efeitos antioxidantes.

Benefícios:

  • Antioxidantes atuam no retardo do envelhecimento precoce, evitando o aparecimento de rugas, marcas de expressão;
  • Compostos antioxidantes atuam nas células e assim, retardando o aparecimento de doenças, como câncer, doenças do coração, Alzheimer e outras;
  • Essas vitaminas e minerais também são importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Além dos suplementos, esses nutrientes podem ser encontrados nos alimentos:

Vitamina A: fígado de animais, gema de ovos, leite, alimentos verde-escuro e  alaranjados;

Vitamina C: berries, frutas cítricas (laranja, limão, acerola, abacaxi e outras), vegetais crus;

Vitamina E: vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas e germe de trigo;

Zinco: soja, frutos do mar, carnes, sementes de abóbora, castanhas e leguminosas

Selênio: castanhas, como destaque para a castanha do Pará, ovo, feijão, carne bovina e de frango, peixes e frutos do mar.

Resveratrol

É um fitonutriente encontrado em algumas plantas e frutos com forte efeito antioxidante. Nos alimentos é encontrado nas uvas escuras (casca e semente), mirtilo (blueberry), cacau e outros.

Benefícios:

  • Melhorar a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce;
  • Ajudar a purificar e desintoxicar o organismo, facilitando a perda de peso;
  • Protege o organismo contra doenças cardiovasculares, já que melhora o fluxo de sangue devido ao fato de relaxar os músculos dos vasos sanguíneos;
  • Ajudar a reduzir o colesterol LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim;
  • Atua na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, a doença de Huntington e de Parkinson;
  • Ajuda a combater inflamações no organismo.

Licopeno

O licopeno é o pigmento carotenoide responsável pela cor vermelha-alaranjada de alguns alimentos.

Benefícios:

  • Atua na prevenção do câncer (mama, pulmão, ovário, rins, bexiga, pâncreas e próstata) isso porque evita que o DNA das células sofram alterações devido à presença dos radicais livres, evitando que exista transformação maligna e proliferação das células cancerígenas;
  • Diminui o risco de doenças cardíacas, já que impede a oxidação do LDL, que é responsável pela formação das placas da aterosclerose, um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas;
  • Protege o corpo contra os efeitos da radiação ultravioleta do sol, protegendo contra queimaduras e manchas e o envelhecimento da pele;
  • Previne o desenvolvimento de doenças oculares: ajuda na prevenção do desenvolvimento de doenças oculares, como a catarata e a degeneração macular, evitando a cegueira e melhorando a visão.

Nos alimentos encontramos: tomate, mamão, morango, goiaba, melancia, berries e outros.

Antocianina

As antocianinas são os corantes naturais que dão coloração roxa e avermelhada a muitas frutas e flores, como por exemplo ao açaí, jabuticaba, a berinjela, berries, o hibisco e outros.

Benefícios:

  • Efeitos antioxidantes: o corpo produz naturalmente compostos chamados de radicais livres, que são responsáveis por um processo chamado estresse oxidativo. Esse processo pode contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças, como: câncer, problemas inflamatórios, doenças cardiovasculares, Mal de Parkinson, Alzheimer, envelhecimento precoce da pele e doenças autoimunes.

O consumo dos antioxidantes está muito relacionado ao controle da produção dos radicais livres, compostos produzidos a todo momento pelo organismo, incluindo a respiração.

Como não podemos parar de respirar, a forma de evitar que essas substâncias  não favoreçam o aparecimento de doenças e o envelhecimento precoce, é importante manter o consumo adequado desses nutrientes com ação antioxidante.

Além desses nutrientes, é sempre importante ressaltar a importância de se manter bons hábitos alimentares, evitando o consumo de alimentos processados, carboidratos refinados, refrigerantes açucarados e carne vermelha. Vale destacar que é sempre importante evitar o consumo de bebidas alcóolicas em excesso, não fumar e fazer atividade física regularmente.

Receita de Suco antioxidante

Agora que conhecemos os diversos benefícios dos antioxidantes para a longevidade saudável, confira esta receita simples e rápida para incluir estas substâncias na sua alimentação.

Como fazer suco antioxidante:

Ingredientes:

  • 200 ml de suco de uva tinto integral
  • ½  laranja descascada e picada
  • 6 morangos
  • ½  colher de sobremesa de gengibre ralado
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado

Referências:

https://saude.abril.com.br/medicina/a-receita-da-longevidade-segundo-uma-premio-nobel-de-medicina/

ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2016/03/nutricao-adequada-previne-doencas-tpm-e-traz-longevidade-mulheres.html

Deixe uma resposta