A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, conhecida como cobalamina, metilcobalamina, hidroxicobalamina, aquacobalamina, cianocobalamina e deoxiadenosilcobalamina. 

O nutriente é encontrado em alimentos de origem animal, tais como:

  • Peixes
  • Carne vermelha e de fígado
  • Derivados do leite
  • Ovos

Quem tem restrição a estes alimentos, podem apresentar deficiência, como no caso de veganos e vegetarianos restritos. Mas muito se engana quem acha que somente esse público pode sofrer com a deficiência! 

A absorção da vitamina B12 conta com alguns fatores intrínsecos, ou seja, depende de quão eficiente está a saúde digestiva e intestinal

Fatores que interferem na absorção da vitamina B12

Fatores como idade avançada, tratamento medicamentoso e distúrbios gastrintestinais, podem causar prejuízos à absorção.  

Casos como anemia perniciosa, cirurgia bariátrica, gastrectomia prévia, doença de Crohn, doença celíaca, gastrite atrófica e hipocloridria (uso prolongado de omeprazol), reduzem a acidez gástrica e também dificulta a absorção da vitamina B12. 

O nutriente é absorvido somente no final do intestino, é necessária a ação de enzimas, do suco gástrico e proteínas para que haja a correta absorção.

Deficiência de B12

A deficiência dessa vitamina pode ocorrer em quatro diferentes fases. Iniciando com a redução nas concentrações no sangue, progride para baixas concentrações celulares, depois um aumento no nível de homocisteína (aminoácido), até o diagnóstico de anemia macrocítica

Sintomas da deficiência de B12

Alguns dos sintomas mais comuns da deficiência de B12 são: 

  • Fadiga
  • Letargia
  • Perda de memória
  • Alterações hematológicas
  • Dificuldade em manter o equilíbrio
  • Depressão
  • Falta de concentração e desorientação
  • Problemas psiquiátricos e neurológicos 

Diante disso, muitas vezes se faz necessária a sua suplementação. 

Suplementação da Vitamina

Dados do Tufts University Framingham Offspring Study sugerem que 40% das pessoas com idades entre 26 e 83 anos apresentam níveis plasmáticos de vitamina B12 na faixa normal baixa. 

De acordo com o Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board), todas as pessoas, acima de 50 anos de idade, devem suplementar B12, independente se há consumo de carne ou não. 

Como repor a vitamina b12?

Para tratar a falta da vitamina B12, recomenda-se identificar o mecanismo que causa a deficiência, e para isso é necessário da ajuda médica para fechar o diagnóstico. 

Uma vez identificado a causa, a forma adequada de suplementação, a dose e a duração do tratamento serão tratados de acordo com o profissional capacitado. 

Em casos de dificuldade de absorção gastrointestinal, por exemplo, geralmente é indicado a reposição via parenteral (por injeção), por ser uma via considerada de rápida absorção e melhor adesão, também pode ser recomendada para pacientes com sintomas mais graves, para crianças e gestantes.

Já a via oral, que é a mais conhecida, a vitamina é consumida por cápsulas, comprimidos ou até líquida. Para indivíduos que conseguem se adaptar ao consumo dos suplementos e não possuem dificuldades de absorção, essa via também mostra-se efetiva para reposição.

A dosagem e tempo de reposição é avaliada caso a caso, de forma geral, inicia-se com doses mais altas e frequentes (exemplo: 1 vez por semana ou em dias alternados) até a correção e depois caso haja necessidade de manter a suplementação, essa frequência e/ou dosagem diminuem (exemplo: 1 vez ao mês ou a cada 2 meses).

Para avaliar a melhor opção de acordo com as necessidades individuais, é de extrema importância a avaliação do médico e/ou nutricionista.

Referências:

pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-445243

https://aps.bvs.br/aps/como-deve-ser-feita-a-reposicao-de-vitamina-b12/

scielo.br/j/jbpml/a/ds8PKDSTTBsXBhtfHqncT8M/?lang=pt&format=pdf

aps.bvs.br/aps/como-deve-ser-feita-a-reposicao-de-vitamina-b12/

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta