O Ácido Hialurônico é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso corpo e é encontrado na cartilagem, articulações e especialmente na pele. Contudo, ao passar dos anos, há uma diminuição gradativa de sua produção, fator que contribui para o surgimento de rugas e também o ressecamento da pele. Sua função está relacionada com:

  • Hidratação e fortalecimento da pele;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Evitar o aparecimento de rugas e linhas de expressão;
  • Melhorar a flacidez vinda da idade;
  • Ajudar na reparação e regeneração dos tecidos, entre outros;
  • Restaurar a lubrificação e auxiliar na redução do desgaste das articulações.

Onde podemos encontrar o Ácido Hialurônico?

Como o organismo diminui a sua produção, principalmente a partir dos 30 anos, é preciso repor a substância no corpo. Uma das alternativas são os suplementos alimentares que contenham Ácido Hialurônico, aliado a uma boa alimentação. Existem alguns alimentos que contém o Ácido Hialurônico e que podem estimular a produção dele no nosso corpo. São eles:

Carnes: Especialmente cordeiro, carne bovina, as carnes vermelhas ajudam a produzir vitamina A e facilitam a produção de Ácido Hialurônico.

Grãos integrais: Alimentos como, por exemplo, a quinua, amaranto, aveia que são ricos em zinco, este mineral estimula a produção de Ácido Hialurônico.

Alimentos à base de soja: Alguns estudos apontam que a soja, aumenta os níveis de estrogênio no corpo, este é um fator primário para a produção de Ácido Hialurônico em nosso corpo.

Batata inglesa e doce: Algumas pesquisas indicam que raízes de vegetais com mais amido podem aumentar a produção de Ácido Hialurônico pelo corpo. Além disso, estes são fontes de potássio, fibras, vitamina B6, vitamina A e vitamina C.

Frutas cítricas: As frutas cítricas, como laranja e kiwi, são famosas fontes de vitamina C, que promove a maior produção de do Ácido Hialurônico, além disso também ajudam a inibir a degradação dessa substância no nosso corpo.  Por isso, adicionar essas frutas na alimentação diária pode ser extremamente benéfico para a saúde.

Do Nutricionês para o Português: Saúde dos cabelos, pele e unhas

 Referência:

Receita

Salada de quinua com laranja e gengibre

Ingredientes
1 xícara de Mix de quinua Mundo Verde Seleção;
1 xícara de suco de laranja;
1 pedaço de gengibre;
½ pimentão amarelo picado;
1 tomate cortado em cubos;
8 azeitonas pretas cortadas;
2 colheres de sopa de Mix de nuts Mundo Verde Seleção;
1 colher de sobremesa de Vinagre de maçã orgânico Mundo Verde Seleção;
Azeite de oliva extravirgem;
Sal a gosto.

Preparo
Cozinhe por 10 minutos a quinua em 200 ml de água com o suco de laranja e o gengibre. Depois descarte a água do cozimento e o gengibre. Deixe a preparação resfriando. Misture todos os outros ingredientes e pronto.

Deixe uma resposta