Como é obtido o vinagre de maçã?

As maçãs passam por um processo de fermentação por leveduras e bactérias benéficas, onde o açúcar da fruta é transformado em álcool e convertido em ácido acético. Resultando em um vinagre com minerais, vitaminas e fito químicos, como os poli fenóis. As concentrações são em cerca de 5% de ácido acético e 95% de água. Além disso, também existe a versão orgânica, o que significa que as maçãs utilizadas na produção, não sofrem contaminação com fertilizantes químicos e agrotóxicos, aumentando a biodisponibilidade desses nutrientes.

Quais são os benefícios do vinagre de maçã?

EMAGRECIMENTO: Uma das funções do ácido acético é inibir ação de várias enzimas, como a sacarase, a lactase, a amilase e a maltase, responsáveis pela digestão dos carboidratos. Desta forma, como não são quebrados em pequenas partículas, parte dos amidos e açúcares consumidos, não serão absorvidos pelo organismo, passando direto pelo trato digestivo e sendo eliminado.

INTESTINO: Além disso, o vinagre de maçã contém pectinas, que são fibras prebióticas presente na fruta, que contribuem no aumento da saciedade, reduzindo o apetite e melhoram a saúde do intestino, aumentando o sistema imunológico. 

DIABETES: O vinagre de maçã pode ser útil para pessoas com diabetes, pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue. O fato de o ácido acético inibir a ação das enzimas citadas acima, que elevam a insulina, o vinagre de maçã pode ser aliado redução dos níveis de açúcar no sangue e estabilização dos níveis de insulina no sangue.

COLESTEROL: Esse alimento possui boa concentração de ácido, o que pode ajudar a diminuir os níveis de triglicérides, reduzindo os níveis de LDL colesterol e o risco de doença cardíaca.

DIGESTÃO: Além de conter Pectina, fibra considerada prebiótica, que é interessante para a manutenção da microbiota intestinal, a presença do ácido acético também ajuda no processo digestivo, reduzindo os problemas intestinais. Além disso, o Vinagre de Maçã ainda possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que reduz a formação dos radicais livres, prevenindo a oxidação celular, reduzindo a envelhecimento precoce das células e na prevenção de doenças degenerativas.

Mas como consumir?          

O vinagre de maçã possui acidez elevada, por isso não deve ser consumido em grandes quantidades. A recomendação segura fica em torno de 30 ml ao dia. Pode ser diluído em água, como tempero e até mesmo utilizado no preparo de receitas.

É importante associar o uso do vinagre de maçã a uma alimentação saudável e variada, para obter todos os benefícios citados acima, inclusive ter mais saúde e qualidade de vida.  

Fonte: Priscila Gomes – Nutricionista da Rede Mundo Verde.  

Referências: CARNIZELLA, L.; SPADA, P. VINAGRE DE MAÇÃ X PERDA DE PESO: MINIREVISÃO. III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica. v. 7 n. 7 (2019) https://pesquisa.bvsalud.org/ses/resource/pt/lil-434327 http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10349

Deixe uma resposta