Ao contrário do que muitas pessoas pensam as vitaminas para cabelos não estão apenas em shampoos e produtos cosméticos. O cuidado vai além de cuidar dos fios, é preciso nutrir o corpo para que esses nutrientes cheguem até os fios. Então, além dos cuidados externos, é extremamente importante manter uma alimentação balanceada e variada, para que forneça nutrientes necessários para manter a saúde dos fios e das unhas.

As unhas e cabelos são compostos por uma proteína chamada queratina, além disso, ambas necessitam de vitaminas e minerais para seu crescimento e reparação. Quando há falta desses nutrientes, além de gerar diversos prejuízos para o funcionamento do corpo, pode afetar também a saúde das unhas e dos fios. Por isso também é importante nutrir o corpo de dentro para fora.

Vale destacar que a queda e enfraquecimento dos cabelos, pode estar diretamente relacionada à saúde intestinal e a deficiência de nutrientes, principalmente as proteínas (queratina) e de vitaminas do complexo B. Outro causador de queda de cabelo é o estresse, que pode alterar o ciclo do folículo capilar, aumentando o cortisol e consequentemente reduzir a irrigação do couro cabeludo, levando a queda precoce do fio.

A saúde das unhas também merece atenção. Aquelas manchas brancas nas unhas podem ser causadas por falta de zinco, cálcio e vitaminas do complexo B. Outro sinal bem comum é o aparecimento de estrias nas unhas, sejam elas verticais ou horizontais. As verticais são mais comuns e podem ter como causas a anemia, o envelhecimento e deficiências nutricionais como cálcio, complexo B, vitaminas A, C e E. As horizontais são mais raras, mas as possíveis causas são a disbiose causada pela baixa absorção de nutrientes, assim como a diabetes e problemas na tireoide, por exemplo.

Desta forma, existem alguns nutrientes que são classificados como essenciais quando se fala sobre saúde capilar e das unhas e merecem atenção:

Vitamina C

 Potente antioxidante e anti-inflamatório, atua na integridade e formação do colágeno. Atuando no fortalecimento de unhas.

Biotina

De suma importância para formação do folículo capilar, essencial na primeira fase de vida do fio, sua deficiência pode causar alopecia. Para as unhas, atua na manutenção, fortalecimento e crescimento, prevenindo a descamação.

Vitamina D

Importante para a manutenção de todas as fases de vida do fio, mantendo sua integridade e a transição entre as fases.

Zinco

Fundamental para síntese proteica (queratina), está presente em grande quantidade no fio e sua deficiência pode causar queda, falta de brilho, fios quebradiços. Importante também na integridade da unha e fortalecimento. Sua deficiência pode gerar manchas brancas.

Vitamina B12

Essencial para proliferação celular e síntese de queratina. Sua deficiência está ligada a alopecia e cabelos grisalhos precoces.

Ferro

Importante para formação do folículo capilar e redução/controle da queda.

Selênio

Antioxidante, auxilia na saúde e manutenção do fio. Prevenção de queda e fortalecimento.

Cálcio

Esse mineral também importante para a manutenção da unha, integridade e prevenção de descamações e manchas brancas.

Referências:

http://www.surgicalcosmetic.org.br/Content/imagebank/pdf/v4/4_n2_201_pt.pdf

Saiba mais sobre os benefícios da Vitamina D:

A Vitamina D pode fazer muito pela sua saúde e bem-estar! Confira agora o episódio Do Nutricionês para o Português que fala sobre essa vitamina tão conhecida!

Receita:

Granola low carb de coco e cranberry  

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de castanha do Pará Mundo Verde Seleção

1/2 xícara de chá de amêndoas laminadas

1/2 xícara de chá de amaranto em flocos Mundo Verde Seleção

½ xícara de chá de chips de coco sem açúcar

2 colheres de sopa de sementes de abóbora

2 colheres de sopa de sementes de girassol

1 colher de sopa de gergelim

1 colher de sopa de óleo de coco orgânico Mundo Verde Seleção

2 colheres de sopa de néctar de coco Mundo Verde Seleção

2 colheres de sopa de Cranberry Mundo Verde Seleção

Modo de preparo:

Em uma forma, pique grosseiramente as castanhas, adicione as amêndoas laminadas, o amaranto, as sementes de abóbora, girassol, gergelim e o chips de coco. Acrescente o óleo de coco, o néctar de coco e misture bem. Leve ao forno pré-aquecido a 180° graus por uns 10 minutos, retire, mexa e leve ao forno novamente por uns 4 minutos (fique de olho para não queimar). Retire do forno e acrescente o cranberry e transfira para outra travessa para esfriar.

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta