Você possivelmente ouviu alguém dizer que pessoas diabéticas não podem consumir doces e açúcares, uma vez que a doença está associada ao consumo destes alimentos. 

O que muitas pessoas ainda não sabem é que quando consumido de maneira equilibrada, de acordo com o plano alimentar de cada pessoa e necessidade específica, o chocolate pode entrar na rotina de alimentação. No entanto, a escolha de um bom tipo de chocolate, se faz necessário para controle e saúde do diabético. 

Confira dicas para incluir o chocolate na alimentação de pessoas com diabetes e como escolher a melhor opção.

Diabético pode comer chocolate?

Sim, mas podemos considerar dois pontos importantes sobre a ingestão do chocolate. São eles:

Horário de consumo: o ideal é consumir preferencialmente após alguma refeição, uma vez que, existirá o aumento da glicemia (açúcar no sangue) pela refeição o que é diferente de consumir no meio da tarde, em jejum e de maneira isolada. 

Presença de algum tipo de fibra: as fibras ajudam a reduzir o tempo de absorção deste açúcar, evitando picos de glicose no sangue. 

Como escolher o chocolate para diabético?

Saber escolher o tipo de chocolate também faz toda diferença. É muito comum o consumo de chocolates zero açúcares pelos diabéticos, mas em muitos casos, estes produtos possuem um teor maior de gorduras e a mesma quantidade de um chocolate com açúcar. 

Uma possibilidade seria buscar marcas de chocolates zero açúcares que contenham uma composição mais saudáveis ou consumir chocolates com maior teor de cacau, acima de 70%, com uma lista pequena de ingredientes e claro, consumir com muita moderação e sob orientação de um profissional.

Também não podemos deixar de esquecer que a introdução de chocolates na rotina de um diabético, pré-diabéticos e/ou pessoas sem a doença, precisa vir acompanhada de uma rotina de vida saudável, se atentando aos alimentos consumidos, se exercitando com frequência, mantendo um sono de qualidade e buscando reduzir o estresse.

Referência:

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta