Atualmente a busca por açúcares e adoçantes naturais cresce cada dia mais, seja para o dia a dia como na utilização em receitas culinárias. Pois sabe-se que o consumo de açúcares refinados não são saudáveis, pois passam por refinamento, adição de aditivos químicos, como enxofre, que são adicionados para dar a coloração branca, além de perder vitaminas e minerais. A favor dessas mudanças, o néctar de coco trás essa abordagem por ser um ingrediente saudável e versátil. Mas você sabe o que é e quais são seus benefícios?

Apesar do nome dar a entender que vem da fruta ou carne de coco, o produto é originado da seiva da flor de coqueiro, ou seja, através do corte dos talos grossos ou caules da flor de coco, sua seiva líquida é extraída, passando depois por evaporação a baixas temperaturas, até formar um xarope puro e cru com sabor e consistência semelhante ao xarope de bordo ou agave, chamado de néctar de coco. Este é considerado uma alternativa culinária para substituir o agave e/ou mel e também uma forma mais saudável e natural ao açúcar refinado pelo seu poder de adoçamento.

O néctar de coco é 100% natural, sem adição de conservantes, corantes e aromatizantes, além de ser um produto vegano e isento de glúten. Como benefício ele apresenta baixo índice glicêmico, isto é, ao ser consumido ele é absorvido mais lentamente pelo corpo, dessa forma libera o açúcar aos poucos e evita o seu pico no sangue, sendo interessante para quem deseja controlar a glicemia, que são os níveis de açúcar no sangue e também para os que necessitam de uma alimentação restrita, como o controle de peso.

O néctar de coco trás benefícios para a saúde do corpo e para a saúde mental, por não passar por refino, ele mantém em sua composição vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B e vitamina C, além de minerais como potássio, magnésio, zinco e ferro que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e equilíbrio psicológico. Contém substâncias, que atuam na saúde intestinal, como a inulina e frutooligossacarídeos (FOS) que são prebióticos. Estes servem de alimentos para as bactérias boas que vivem no intestino, os probióticos, que tem papel importante, como no reforço da imunidade, na digestão e absorção de nutrientes pelo corpo.

Como podemos usar?

Podemos adoçar sucos, shakes, iogurtes, granolas, saladas de frutas, sobremesas, biscoitos, torradas e se gostar de preparações mais agridoces, ele pode ser usado para temperar saladas ou em outras preparações salgadas.

Importante destacar que diabéticos devem fazer uso de forma controlada e sob orientação nutricional, pois apesar de ser um produto de baixo índice glicêmico, possui açúcar em sua composição.

O que acha de aprender a fazer uma tortinha fácil, deliciosa e muito nutritiva com néctar de coco?

Tortinha de Banana com Amêndoas:

Ingredientes:

– 140g de amendoim sem casca e sem sal

– 1 colher de sopa néctar de coco Mundo Verde Seleção

Óleo de coco em Spray Mundo Verde Seleção para untar

– 2 bananas maduras

– Amêndoas em lâminas a gosto 

– Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Processe os amendoins até consistência de farofa e, em um bowl, misture a farofa com o néctar de coco. Amasse com as mãos. Unte forminhas de silicone ou ramequins com óleo de coco e acrescente pequenas porções massa, modelando na base e nas laterais, com espessura de 1cm aproximadamente. Amasse as bananas e recheie a massa. Polvilhe com canela em pó e finalize com amêndoas em lâminas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos e depois mais 5 minutos na opção grelha. Desenforme e consuma ainda quente.

Referência:

Asghar, M.T., Yusof, Y.A., Mokhtar, M.N., Ya’acob, M.E., Ghazali, H.M, Chang, L.S. & Manaf, Y.N. (2019). Coconut (Cocos nucifera L.) sap as a potential source of sugar: Antioxidant and nutritional properties. Food Science and Nutrition, 00, 1–11.

Deixe uma resposta