O Dia das Mães é comemorado, no Brasil, no segundo domingo do mês de maio e nesse dia é homenageado o amor, carinho e a dedicação das mães pelos seus filhos. Sabe-se que ser mãe é um dos papéis mais complexos que uma mulher pode exercer em sua vida. Ela após a maternidade cria uma nova rotina e a exaustão e a falta de tempo para si mesma pode deixá-la vulnerável e ainda comprometer a sua saúde. Por isso, para esse dia tão especial, listamos 5 dicas de suplementos importantes para a saúde da mulher, afinal não podemos esquecer de cuidar de quem cuida da gente.

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo organismo, mas que ao passar dos anos essa produção vai diminuindo. É um antioxidante potente que age, principalmente, prevenindo o envelhecimento das células. Atua na saúde cardiovascular e também tem seu efeito na estética ajudando a prevenir o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce. A Q10 auxilia na produção de energia para célula e na redução da fadiga física e mental. Alguns estudos evidenciaram que a suplementação dela é interessante também para o processo da fertilidade.

Vitamina D

Ela é muito importante para nossa saúde, como benefícios ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo fortificando ossos e dentes, sendo uma importante aliada na prevenção da osteoporose, visto um problema muito comum após a menopausa. Ela também ajuda nas funções cerebrais como, na prevenção do Alzheimer e na depressão. De acordo com estudos, a vitamina D atua ainda em vários outros papéis importantes, como na saúde do coração e na resposta imunológica.

Maca Peruana

A Maca Peruana é um tubérculo nativo do Peru. 
Ela possui muitos nutrientes que promovem inúmeros benefícios à saúde, como no aumento da disposição, vigor e na melhora da memória. Atua no controle do colesterol, tem efeito anti-inflamatório e de prevenção cardiovascular. A maca atua equilibrando níveis hormonais, sendo indicado para ajudar aliviar os sintomas da menopausa, além de melhorar a libido e também ajudar na TPM. Alguns estudos demonstram que a maca pode ajudar no tratamento de endometriose em mulheres e ainda melhorar a fertilidade masculina.

Zinco

O Zinco é um mineral muito importante em nosso organismo, principalmente quando falamos sobre imunidade. Ele atua na melhora do funcionamento do sistema imune fortalecendo as células de defesa contra vírus, bactérias e fungos. O zinco também desempenha muitos outros papéis, como na função cerebral, melhora o humor e ajuda a diminuir os riscos de depressão. Ele também atua em processos hormonais como o aumento de testosterona, tem efeito na estética ajudando a minimizar o aspecto da pele com acne e muitos outros papéis biológicos.

Ômega – 3

É um ácido graxo considerado essencial, ou seja, nosso organismo não é capaz de produzir, sendo necessário obtê-lo por meio da alimentação ou através da suplementação. O ômega-3 é importante para memória, concentração e na prevenção e retardo de doenças neurológicas como, por exemplo, o Alzheimer. Ele tem ação anti-inflamatória, reduzindo inflamações e dores, como nas articulações, auxilia na saúde do coração, na redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e da pressão arterial. Na saúde das mulheres o consumo desse suplemento pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM, e também contribuir no período da menopausa prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, visto que nessa fase da vida da mulher há alterações hormonais importantes que aumentam as chances de desenvolverem problemas cardíacos como, por exemplo, o infarto.

O ideal é sempre aliar alimentação saudável e suplementação tornando uma forma mais eficaz de atingir as necessidades nutricionais do organismo e a melhora da qualidade de vida. Essa dupla incrível traz diversos benefícios para o corpo, mas é importante buscar o profissional da saúde para determinar a necessidade ou não da suplementação e qual tipo de nutriente deve ser introduzido na saúde da mulher.

Saiba mais sobre os benefícios da Coenzima Q10 em um dos episódios do Nutricionês para o Português:

Massa de Pizza de Batata Doce sem Glúten

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de batata doce sem casca cozida e amassada;

4 colheres (sopa) farinha sem glúten Mundo Verde Seleção;

1 colher (sopa) de farinha de linhaça marrom Mundo Verde Seleção;

1  colher (sopa) polvilho doce;

Sal rosa do Himalaia Mundo Verde Seleção;

1 colher (chá) de óleo de coco extravirgem orgânico Mundo Verde Seleção;

1 colher (chá) vinagre maçã orgânico Mundo Verde Seleção;

1 colher (chá) fermento biológico seco.

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Coloque todos os ingredientes em uma tigelinha e misture bem com as mãos. Em uma superfície enfarinhada com farinha sem glúten, abra o disco da pizza com a ajuda de um rolo ou com as palmas das mãos e os dedos. Leve ao forno a 180 graus por 10 minutos. Acrescente a cobertura desejada e deixe por mais 15 minutos ou até que esteja ao seu gosto. 

Rendimento: 1 porção.

Dica: Caso necessário, adicione um pouco de água para dar o ponto da massa.

Referências:

HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. The Nutrition Source: vitamin D. Disponível em: <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-d/&gt;. Acesso em 27 de abril de 2022.

OLIVEIRA, Jonaina Costa de. Abordagem farmacológia e terapêutica da Lepidium meyenii Walp. (maca): uma revisão de literatura. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia Clínica) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. Disponível em <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/6851/1/2011_dis_jcoliveira.pdf>. Acesso em 28 de abril de 2022.

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