Um alimento que apesar das pessoas esquecerem dentro da elaboração de dietas, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. A pipoca é muito versátil, podendo ser utilizada como lanche durante o dia e até mesmo como um petisco com os amigos. Quem nunca comeu pipoca assistindo a um filme? Confira mitos e verdades sobre esse alimento tão nutritivo e saboroso.

1 – Comer pipoca ajuda no emagrecimento?

 VERDADE! A pipoca é proveniente do milho, e este é um cereal, ou seja, são grãos comestíveis ricos em fibras que contribui com a saciedade, ajudando no controle do apetite e consequentemente, no emagrecimento.

2 – A pipoca de micro-ondas é boa opção de consumo?

MITO! As versões de micro-ondas que podem ser encontradas em mercados, por incluir ingredientes, com adição de alguns tipos de gorduras (apresentam teor muito alto de gordura trans e saturadas de modo geral), muito sal e aditivos químicos, o que as torna opções não recomendadas para consumo, por trazerem malefícios à saúde. Contudo, em sua forma natural, feita a partir de milho estourado, a pipoca mantém suas propriedades nutricionais.

3 – Comer pipoca todo dia faz mal?

DEPENDE! O ideal é sempre variar a alimentação, mas se for feita sem óleo e consumida moderadamente, como um dos lanches intermediários, não há problema algum. Contudo, uma dieta balanceada em que um dia você consome pipoca e, no outro, frutas, castanhas etc, trará nutrientes mais diversificados para o seu corpo.

4 – Pipoca contém glúten?

MITO! A pipoca não tem glúten, uma vez que sua base é o milho, que por sua natureza não contém essa proteína (glúten). Entretanto, no caso das que são feitas em micro-ondas é preciso observar a embalagem de cada produto, pois alguns podem, sim, conter glúten. Sempre importante lembrar que pessoas que tenham restrições alimentares a leitura dos rótulos dos produtos se torna imprescindível para verificar se contém ou não alérgenos.

5 – Pipoca tem muita caloria?

MITO! Quando preparada in natura, sem adição de gorduras é apenas um grão que estourou. Esse grão possui pouca quantidade de gordura e baixo teor calórico. Mas importante lembrar que como todo alimento, a ingestão de forma não moderada acarreta em ganho de peso indesejado.

6 – A pipoca contém antioxidantes?

VERDADE! É uma opção de alimento rica em polifenóis, que possuem efeitos antioxidantes no organismo, principalmente na diminuição de radicais livres, risco de doenças cardiovasculares e no controle de colesterol. Ainda conseguimos melhorar seu teor nutritivo quando ao prepara-la utilizamos uma fonte de gordura boa como, por exemplo, o óleo de coco e mateiga ghee e adicionamos especiarias como a cúrcuma e canela. É uma boa opção a ser encaixada na alimentação diária sim.

7 – A pipoca é um bom alimento para pré-treino?

VERDADE! Ela é uma ótima fonte de carboidratos, garantindo a energia necessária para o treino e para a realização das tarefas diárias.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a pipoca, desde seus mitos e verdades, que tal incluirmos dentro do seu cardápio saudável?

Referência:

http://www.idec.org.br/uploads/revistas_materias/pdfs/2008-07-ed123-pesquisa-pipoca.pdf

https://www.researchgate.net/publication/310752893_Compostos_bioativos_nos_graos_de_milho_pipoca_antes_e_apos_o_processamen

Receita:

Pipoca doce saudável

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de milho para pipoca;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco Mundo Verde Seleção;
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça marrom Mundo Verde Seleção
  • 1 colher de chá cheia de canela.

Modo de preparo:

Estoure a pipoca em uma panela com óleo de coco. Depois tempere com a canela e a farinha de linhaça, misture bem e sirva!

Deixe uma resposta