Você sabia que a nutrição e alimentação estão diretamente relacionadas à qualidade da sua memória e concentração? A falta de foco e concentração, fadiga constante e perda de memória recente, nem sempre estão relacionados a um quadro de ansiedade e estresse. Sintomas como estes, podem estar ligados à uma alimentação inadequada, sedentarismo, falta de leitura ou até de atividades que exercitem o cérebro.

Por isso, separamos 5 dicas e hábitos mais saudáveis que vão te ajudar a recuperar a sua memória, melhorando também o foco e concentração, em suas atividades.

Dicas para melhorar a memória e concentração

1. Escolhas alimentares adequadas

Para alimentar o cérebro e garantir boa saúde é preciso muita atenção às escolhas alimentares, valorizando, por exemplo, o consumo de boas fontes de gorduras, veja alguns exemplos:

  • Abacate
  • Castanhas
  • Amêndoas
  • Azeite
  • Sementes
  • Chia
  • Peixes ricos em ômega 3

Pensando na prevenção do envelhecimento das células e na melhora da circulação cerebral, a aposta está nos antioxidantes e anti-inflamatórios, tais como:

  • Cúrcuma
  • Frutas vermelhas
  • Chá verde 
  • Alimentos folhosos verdes escuros
  • Cacau (presente em chocolates com mais de 70%)
  • Ovos

2. Aposte em um bom suplemento

Suplementos alimentares também são aliados da saúde cerebral e podem ser associados aos bons hábitos alimentares. Confira algumas opções: 

  • Ômega-3 a base de óleo de peixe 
  • Ômega-3 vegetal (óleo de linhaça ou algas) 
  • Coenzima Q10
  • Óleo de semente de Uva
  • Óleo de Krill
  • Clorella

3. Leia com frequência

Existem muitas pesquisas que comprovam que o hábito da leitura aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor

Quanto mais exercitamos nosso cérebro, melhor ele pode raciocinar. A verdade é que ele precisa ser estimulado com frequência, então, leia bastante e faça brincadeiras de lógica e raciocínio. Vai te ajudar!

4. Faça exercícios físicos

A prática regular de exercício físico traz inúmeros benefícios à saúde e ao corpo e está muito relacionada a saúde cerebral. 

Sabe-se que o estresse e o sedentarismo reduzem a saúde dos nossos neurônios, envelhecendo-os e aumentando o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer.

Praticar esportes aumenta respiração celular, circulação e oxigenação cerebral, estimulando o melhor funcionamento do cérebro e facilitando a cognição. 

5. Durma com qualidade

É durante o sono que armazenamos as informações coletadas ao longo do dia e assimilamos em forma de aprendizado e memória. 

Uma noite de sono mal dormida afeta não somente o cansaço físico, no dia seguinte, mas também aumenta o estresse, reduz a concentração e a memória, por isso, aposte em uma boa noite de sono!

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732004000200008

aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040805382001460636882.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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