Está chegando à época mais doce do ano e para alguns junto vem o sentimento de culpa. Mas será mesmo que não podemos comer chocolate e aproveitar a páscoa sem culpa? Claro que sim.

São diversas opções de tamanhos e sabores disponíveis em lojas para compra, é possível encontrar ao leite, com recheio, amargo, meio amargo, crocante e várias opções de combinações, cores e sabores, o que normalmente é atrelado a sentimentos muito bons. Mas podemos fazer boas escolhas, vamos ver como seguir?

Moderação

Você já pensou o porquê tem que consumir todos os chocolates em grandes quantidades e sem controle? Ele estará ali amanhã e depois de amanhã. Porcione e coma aos poucos se preciso congele o que ganhou. Ele continuará tão gostoso quanto e você continuará apreciando sem excessos.

De olho no rótulo

O cacau possui diversos benefícios para a nossa saúde. Quanto maior a porcentagem de cacau presente, mais benefícios para o corpo. No caso os chocolates ao leite contêm alta concentração em açúcar, gordura e leite e desta forma, possui menor concentração de cacau e menos benefícios para saúde. Já o chocolate meio amargo possui entre 50 a 60% teor de cacau e quando comparado com a versão ao leite, tem um teor aumentado de cacau, mas diversos ainda possuem leite, açúcar e gordura na composição. Já a versão amarga, possui entre 70 a 100% teor de cacau, é a opção apresenta maior quantidade de cacau em sua composição, mantendo todos os benefícios do cacau, como antioxidantes, melhorando os níveis do colesterol sanguíneo, na prevenção do envelhecimento precoce das células e doenças degenerativas, como o câncer, além de conter triptofano, aminoácido precursor de serotonina e dopamina, ou seja, estimulam a produção desses neurotransmissores que são relacionados aos sintomas de bem-estar e prazer. Por esse motivo, o cacau pode ser também indicado para reduzir dos sintomas da TPM, compulsão alimentar e a ansiedade.  

Mantenha bons hábitos alimentares

Não é porque está consumindo chocolate, que precisa “atolar o pé na jaca” em todas as outras refeições. Planeje as demais refeições, para que essas sejam leves e saudáveis. Aumente o consumo verduras, frutas e legumes e consuma cereais integrais em substituição aos refinados. Evite alimentos industrializados e ultraprocessados, esses são ricos em açúcares, gorduras e sódio.

Aumente o consumo de água

O consumo adequado de água é extremamente importante! Mantenha o consumo ao longo do dia, consuma pelo menos 2 litros de água ao dia. É ótimo para eliminar toxinas, ajudar o intestino a funcionar melhor, evitar a retenção de líquido, importante no transporte de oxigênio e de nutrientes até as células do organismo.

Continue com a rotina de exercícios físicos

Se mexer não poderia ficar de fora! Procure manter a rotina e treinos. Vale caminhada, andar de bike, corridas ao ar livre ou qualquer atividade que goste. Essas estimulam o organismo a exercer suas funções, além de manter o metabolismo, evitando o ganho de uns quilinhos nessa época tão deliciosa.

Aprenda uma receita deliciosa feita com chocolate 70% cacau, uma boa opção para pessoas que estão restringindo o consumo de açúcar da dieta. 

Referências

http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=194&ed=23&f=42

https://www.adrianalauffer.com.br/emagrecimento-pascoa/

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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