Fornecer uma dieta equilibrada e ajudar a dar os primeiros passos na reeducação alimentar é um dos papéis da nutricionista. No dia 31 de agosto celebra-se o dia deste profissional de nutrição, por isso, destacaremos nessa matéria sua importância na busca por uma vida mais saudável.
Priscila Gomes, nutricionista do Mundo Verde, conta que o profissional de nutrição atua na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações com base em seus conhecimentos. Dessa forma, o nutricionista pode evitar o surgimento de doenças, aumentar a performance esportiva, além de contribuir na estética e bem-estar do indivíduo.
Confira como funciona a consulta, além de 7 motivos para marcar a sua consulta.
O primeiro passo: a consulta
Temos uma boa notícia para quem nunca visitou o consultório de um nutricionista: não tem necessidade de ter medo.
A ideia não é riscar do cardápio seus alimentos preferidos, muito menos impor um cardápio que você não conseguirá seguir. A consulta nutricional tem como objetivo informar ao paciente a importância de uma alimentação saudável.
Serão avaliadas as necessidades nutricionais individuais com a ajuda de protocolos e exames, além de um plano alimentar que atenda o seu objetivo.
Com mudanças no hábito alimentar e no estilo de vida, o paciente ganhará qualidade de vida e terá menos risco de desenvolver doenças degenerativas.
Em primeiro lugar, vá com tempo até o consultório do nutricionista:
Isto porque a consulta envolve uma detalhada conversa. Precisamos saber o que motivou o paciente a nos procurar. Durante a conversa, leva-se em consideração a rotina, o histórico de doenças, queixas e sintomas atuais, análise de suplementos, interações entre medicamentos e sua relação com a comida, explica Priscila.
Ainda de acordo com a profissional, em seguida, com base no relato sobre os hábitos alimentares, são coletadas informações para que o plano alimentar possa ser executado. É nesta hora que você precisa deixar claro o que gosta e o que não gosta.
Questionamos as preferências alimentares, aversões, fatores que interferem na alimentação, como tempo, religião, etc., complementa a nutricionista.
O paciente recebe ainda orientações baseadas na pirâmide alimentar para começar a entender o conceito alimentação saudável.
Esta conversa também inclui a coleta de informações, tais como:
- Peso
- Altura
- Dobras cutâneas
- Circunferências
É a chamada avaliação antropométrica. Com ela, o profissional de nutrição pode estimar o percentual de gordura do paciente e planejar metas e estratégias para atingir o objetivo desejado.
Após as orientações e avaliações, o profissional de nutrição envia um plano alimentar elaborado de acordo com as informações coletadas na consulta. A ideia é que, com ele em mãos, o paciente consiga iniciar um novo estilo de vida.
Depois, no retorno, é hora de saber se as estratégias e sugestões criadas pelo nutricionista estão funcionando.
São avaliados os avanços e o que precisa ser adequado conforme relatos, bem como refazer a avaliação antropométrica para verificar a evolução. Caso seja necessário, são realizadas adaptações e mais orientações, explica a nutricionista.
7 motivos para procurar um nutricionista
Gostou das dicas e quer dar o pontapé inicial em busca de uma vida mais saudável? Confira uma lista de motivos para você buscar um nutricionista:
1. Bons hábitos alimentares
O profissional da nutrição vai te ensinar a melhorar os hábitos, tornando o organismo mais saudável e nutrido.
2. Melhora na qualidade do sono
Nos alimentando de forma correta, com os nutrientes necessários, o nosso organismo passa a funcionar adequadamente, beneficiando o momento de descanso e tornando-o mais agradável e sadio, já que as funções do nosso corpo estão todas equilibradas.
3. Infância saudável
Os bons hábitos alimentares começam na infância, com a ajuda dos pais, que são os principais influenciadores. Por isso, levar os pequenos ao nutricionista contribuirá para o crescimento e desenvolvimento, assim como a qualidade de vida das crianças.
4. Gravidez sadia
A gestante possui necessidades nutricionais diferenciadas nesta fase. Para manter a saúde da mamãe e do bebê, é essencial a adequação dos nutrientes, prevenindo complicações comuns na gravidez, como o ganho excessivo de peso e diabetes gestacional.
5. Disposição e bem-estar
Manter uma alimentação adequada e equilibrada é a melhor forma de manter a sua energia para realizar as atividades, ganhar mais disposição e reduzir o estresse e a fadiga do dia a dia.
6. Peso ideal
Um dos principais objetivos por quem procura um nutricionista é, sem dúvidas, a vontade de emagrecer.
O nutricionista vai te orientar como deve ser sua alimentação, selecionar os alimentos necessários e organizar o dia a dia alimentar para que você atinja o peso ideal. O mesmo funciona para quem não consegue engordar: fazer uma reeducação alimentar é o ponto inicial.
7. Xô, doenças
Seja diabetes, colesterol alto, constipação ou outra doença. A ajuda do profissional e a ingestão adequada de nutrientes de acordo com a necessidade individual reduzem as carências nutricionais e torna a vida mais saudável.
A consulta com o nutricionista é indicada para vários perfis: sejam gestantes, bebês, crianças, adultos ou idosos. Como já vimos, buscar orientações ajudará na redução de doenças degenerativas, melhoria na performance esportiva, emagrecimento e ganho de massa muscular. Que tal fazer uma visita ao nutricionista? Seu corpo e sua saúde agradecem!