Com a alteração no perfil alimentar da população, as queixas relacionadas à saúde digestiva estão cada vez mais frequentes. A alimentação rica em comidas gordurosas, as refeições calóricas e o baixo consumo de frutas, de verduras e de legumes faz com que casos de azia, flatulência e prisão de ventre sejam sintomas cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Alterações simples no hábito alimentar auxiliam positivamente no controle desses sintomas.
Aprenda algumas dicas e conheça alguns alimentos que facilitam sua digestão:
Chia: semente riquíssima em fibras, regula o funcionamento intestinal.
Óleo de Coco: possui ação antifúngica e antibacteriana e ácidos graxos que melhoram a digestão. O produto regula a função intestinal, ajudando a eliminar bactérias patogênicas, favorecendo, assim, o crescimento da flora intestinal.
Manteiga Ghee: é uma manteiga clarificada, a qual, ao contrário de outros óleos que retardam a digestão, estimula a secreção de alguns ácidos que aceleram e facilitam sua digestibilidade.
Abobrinha e Ameixa: em razão de seus altos teores de fibras, têm leve poder laxante, o que higieniza as paredes do intestino, além de atuarem no controle da prisão de ventre.
Iogurtes Probióticos: os probióticos são bactérias boas, as quais, em contato com a mucosa intestinal, favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal.
Suplementos Probióticos: o consumo desses suplementos pode complementar a ingestão de alimentos ricos nessas bactérias e auxiliam na reconstituição da flora intestinal.
Cebola, Alho, Tomate, Aspargo, Alcachofra, Banana-verde, Cevada, Centeio, Aveia, Trigo e Mel: são alimentos prebióticos, que nutrem e promovem o crescimento dos probióticos (bactérias benéficas na nossa flora intestinal).
Mamão e Abacaxi: essas duas frutas possuem, naturalmente, enzimas em sua composição: a bromelina e a papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão, principalmente de proteína.
Azeite Extravirgem: controla a formação excessiva de ácidos gástricos, facilitando a digestão e evitando azias e outros desconfortos digestivos.
Chás Digestivos: o chá de hortelã e o chá de gengibre ajudam na digestão por regularizarem a acidez do estômago e por evitarem o sintoma de empachamento. O consumo recomendado é de 1 xícara (chá), 20 minutos antes das refeições.
Enzimas Digestivas: podemos completar o tratamento com a utilização das enzimas digestivas, auxiliando na quebra de grandes partes e acelerando a digestibilidade das refeições.
Hábitos Importantes:
– Mastigue bem os alimentos. Lembre-se, o seu estômago não possui dentes para finalizar a sua mastigação.
– Evite o consumo de líquidos durante as refeições.
– O aumento do consumo de fibras só possui efeito benéfico se acompanhado do consumo regular de no mínimo 2 litros de água por dia.
Fonte: Carolina Berger – Nutricionista da Rede Mundo Verde.