Conhecida entre os adeptos do suco verde, a couve é tão versátil que pode ser consumida de inúmeras formas diferentes, além de ser riquíssima em nutrientes que atuam no processo de eliminação de toxinas, no efeito anti-inflamatório e antioxidante. 

Dentre seus benefícios, elencamos 5 que vão agregar muito à sua saúde, confira!

  1. Auxilia no processo detox

Rica em glicosinolatos, substâncias de caráter antioxidante, a couve auxilia na eliminação de toxinas do organismo, contribuindo com a redução das inflamações, melhora do aspecto da pele, cabelos e unhas, podendo melhorar quadros de acnes e celulites.

  1. Contribui com a perda de peso

Além do processo detox estimular a perda de peso, pela redução da inflamação e estímulo do metabolismo, as folhas de couve são pouco calóricas e ricas em fibras, que vão promover mais saciedade e contribuir com o emagrecimento.

  1. Saúde dos ossos

As folhas de couve são fonte de magnésio e cálcio, minerais de muita relevância para o fortalecimento de ossos e dentes, prevenindo também desgastes como osteopenia e osteoporose. Importante em todas as fases da vida, durante o crescimento, fase adulta e terceira idade. 

  1. Humor e prevenção de TPM

Como a couve é fonte de magnésio, este mineral além de atuar na saúde óssea, atua na saúde neurológica e na produção de neurotransmissores, substâncias relacionadas com a sensação de prazer e bem-estar, redução da fadiga crônica, redução das crises de enxaqueca e oscilações de humor.

É interessante para mulheres que sofrem com TPM, como também pessoas com sinais e sintomas de depressão, mudanças de humor.

  1. Redução da fadiga e fortalecimento da imunidade

Fonte de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, zinco, cálcio e magnésio, as folhas de couve atuam na melhora dos sintomas de cansaço e fadiga, também reforçando a saúde imunológica. 

Então, depois de conhecer tantos nutrientes, aproveite e acrescente esta folha em sua rotina de alimentação saudável também e usufrua de seus benefícios.

Referência: 

scielo.br/pdf/bjft/v21/1981-6723-bjft-21-e2017141.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

2 Respostas à “5 Benefícios da couve para saúde”

Deixe uma resposta