O colágeno é uma proteína é de extrema importância para manter as células unidas e firmes, prevenindo o aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de ser essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas, assim como, é fundamental para a formação e manutenção das cartilagens, tendões e ligamentos presentes nas articulações, evitando o contato entre os ossos e seu desgaste. 

Produzido naturalmente pelo organismo, também é encontrado em alimentos de origem animal, tais como carnes, tutano ou na forma de suplementos alimentares em cápsulas ou pó e até em cremes hidratantes.

A diminuição dessa produção pelo organismo, ocorre por volta dos 25 anos e o público vegano e vegetariano, por vezes, fica em dúvida se realmente existe um colágeno vegano

Veja alguns motivos para estimularmos a produção de colágeno, quais opções vegetais para esta finalidade, além de uma receita rápida para incluir o suplemento no dia a dia.

Por que devemos estimular a produção de colágeno?

O colágeno é uma proteína formada por três cadeias de aminoácidos que se enrolam umas às outras e criam o formato de hélice tripla. 

Diversas ações favorecem o envelhecimento precoce da pele, consequentemente a perda de colágeno, tais como:

  • Poluição
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Exposição excessiva ao sol 
  • Consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados, ricos em gorduras trans e saturadas, com altas concentrações em açúcares, corantes e outros aditivos químicos. 

Sua deficiência pode causar o aparecimento de rugas, marcas de expressão, unhas e cabelos quebradiços, além de causar prejuízo na saúde das articulações. 

A suplementação se faz necessária, já que, conforme diversos estudos, a capacidade de produção de colágeno diminui naturalmente cerca de 1,5% ao ano, e as fibras de colágeno tornam-se mais espessas e curtas, resultando na perda de colágeno, sendo recomendada a sua suplementação, já que possuem melhor absorção, pois esse passa por um processo de hidrólise, ou seja, foi quebrado anteriormente em partes menores pelas moléculas de água para ser melhor absorvido. 

Existe um colágeno de origem vegetal? 

A resposta é uma só: não, todos os suplementos de colágeno são de origem animal. 

Isso não quer dizer que veganos e vegetarianos não podem se beneficiar de uma suplementação. 

Atualmente existem diversos produtos de origem vegetal disponíveis no mercado, que estimulam a produção de colágeno endógena (pelo organismo). 

Trata-se de uma suplementação de aminoácidos como a glicina, prolina e lisina (principais constituintes do colágeno), além de vitaminas e minerais como magnésio, vitamina C e E, biotina, assim como o ácido hialurônico e antioxidantes que ajudam nesse processo, sendo possível estimular a produção natural de colágeno, atuando na melhora da saúde da pele, cabelos e unhas, assim como a saúde das articulações. 

Receita de  Suco Verde com pró-colágeno

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Em um liquidificador coloque a água de coco, o abacaxi, hortelã, goji berry, a folha de couve e o gengibre em pó e bata. 
  • Acrescente o pró-colágeno e bata somente para misturar.
  • Coloque em um copo e acrescente as sementes de chia e consuma. 

Referências:

https://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/viewFile/18568/17395

essentialnutrition.com.br/conteudos/opcoes-de-colageno-para-veganos/

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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