Hidratantes, pomadas, óleos e vários outros produtos para fins estéticos são bem-vindos quando o assunto é saúde e hidratação da pele, mas você sabia que a nossa alimentação também contribui com uma pele mais bonita e hidratada

Em épocas de frio e climas mais secos, o cuidado com a pele precisa ser redobrado e por isso, separamos algumas dicas de alimentos e suplementos que podem contribuir com uma pele mais jovem, hidratada e cheia de saúde, também no inverno. Confira!

Suplementos para hidratação da pele

Nossa pele demanda cuidados e nutrientes específicos, como a vitamina C e a vitamina E, os antioxidantes carotenóides presentes nos alimentos de cor amarelo-alaranjados (mamão, laranja, abóbora) e também os polifenóis presentes no chá verde, frutas vermelhas, cacau em pó e óleo de semente de uva. 

Conheça a ação dos nutrientes relacionados à hidratação e saúde da pele, evitando o aspecto de pele seca no inverno.

Vitamina E

Vitamina de grande importância para a saúde da pele, uma vez que previne o envelhecimento celular, mantendo a pele mais jovem. 

A vitamina E é encontrada em oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, mas também em ovos e azeite de oliva extra virgem.

Vitamina C 

A vitamina C é conhecida entre a maior parte das pessoas como essencial para imunidade, mas tem ganhado espaço no universo da beleza e estética pelo seu potencial efeito na proteção celular e rejuvenescimento da pele, atuando também na hidratação. 

É encontrada na laranja, limão e kiwi, mas também no abacaxi, acerola e goji berry.

Ômega-3

Outro grande aliado da hidratação da pele é o ômega-3 que pode vir de fonte animal ou vegetal, como os óleos de peixes ou óleo de linhaça e chia. 

São ótimas opções de anti-inflamatórios e antioxidantes, promovendo além da hidratação da pele, a prevenção do envelhecimento.

Colágeno

Como falar de pele sem falar do colágeno? Esta proteína é muito consumida para fins estéticos e no caso do suplemento de colágeno tipo 1 hidrolisado ou colágeno Verisol®, temos duas proteínas específicas para saúde da pele, promovendo diversos benefícios, tais como:

  • Sustentação da pele
  • Prevenção de ressecamentos
  • Prevenção de marcas de expressão e rugas

Antioxidantes

Podemos também levar em consideração o papel de outros nutrientes para a saúde da pele, como o zinco, selênio e a vitamina A

Estes nutrientes são de caráter antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células, garantindo a saúde e a hidratação da pele.

Estão presentes nas castanhas e outras oleaginosas, peixes, ovos, alimentos amarelados e laranjas, gérmen de trigo e folhosos de cor verde escuro, como couve, brócolis e espinafre, por exemplo.

Biotina

Por fim, podemos citar o papel da vitamina Biotina na integridade e proteção da pele, é encontrada em cereais integrais, como aveia e farelo de trigo, castanhas e em ovos.

Receita: suco para saúde da pele

Ingredientes:

  • 1 rodela de abacaxi
  • 1 folha de couve
  • 1 punhado pequeno de espinafre
  • 1 maçã picada
  • 1/2 laranja
  • Cubos de gelo à gosto

Modo de fazer:

Leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata bem. Sirva na sequência.  

Vale lembrar!

Todos estes nutrientes podem ser consumidos de forma variada e regular, mas também podem ser adquiridos na forma de suplementos isolados ou compostos, que facilitam o consumo e introdução na rotina de alimentação. Assim, fica mais fácil o cuidado com a pele em qualquer época do ano.

Referência: 

vponline.com.br/portal/noticia/pdf/deb3db3ad51ce7d2e1a811ba99cda927.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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