Quem nunca tomou ou sugeriu o consumo de um chazinho para melhorar algum sintoma que atire a primeira pedra!

O consumo dos chás é uma prática milenar, onde todo mundo conhece um chá que seja recomendado para determinado problema, mas hoje com o avanço da ciência é possível confirmar ou desmentir os efeitos que essas podem causar no organismo humano. 

Conheça 8 tipos de chás diuréticos, seus benefícios, dicas relacionadas à alimentação que contribuem com a prevenção ou redução do inchaço, além de informações importantes para obter todos os benefícios do seu chá.

Benefícios dos Chás

Existem indicações de plantas para auxiliar nos mais diversos casos, tais como:

  • Emagrecimento
  • Melhora do sono
  • Redução das cólicas
  • Diminuição da formação de gases 
  • Melhora da retenção de líquidos

Causas da Retenção de Líquidos

A retenção de líquidos geralmente afeta mais as mulheres e contribui para a celulite, sensação maior de cansaço, pernas e pés inchados e outros.

Entre as causas mais comuns, destacam-se:

  • Alterações hormonais
  • Sedentarismo
  • Consumo elevado de sal e produtos industrializados. 
  • Presença de problemas renais 
  • Doenças cardíacas 

O acúmulo de líquidos pode ser decorrentes de diversos problemas de saúde, por isso é sempre importante consultar o médico com regularidade.

Chás Diuréticos

E aí, como tratar então essa tal retenção de líquidos? Quais chás podem ajudar?

Chá de hibisco

Um dos queridinhos do momento,  apresenta excelente efeito diurético e também é rico em compostos de ação antioxidantes.

Chá de cavalinha

Também famoso no mundo dos chás, essa planta pode ajudar na melhora da retenção de líquido e ainda apresenta leve efeito anti- inflamatório.

Chá verde

Já tem sua fama garantida por conta dos vários efeitos benéficos que apresenta. Além de ajudar na perda de peso, o chá verde apresenta também efeito diurético e é muito rico em nutrientes antioxidantes.

Chá de salsinha

A erva é muito utilizada como tempero, mas dela, também pode ser preparado um chá com excelente efeito diurético.

Chá de centella asiática

Outra planta bastante comum no reino da retenção de líquidos, por sua ação diurética, diminuindo o inchaço.

Chá de carqueja

Além do efeito diurético, a carqueja também pode ajudar na melhora do funcionamento intestinal.

Chá Mate

Apresenta efeito termogênico, também melhora a retenção de líquidos.

Blend de plantas com efeito diurético

Essas misturas estão super em alta hoje no mercado e combinam plantas, como as já citadas, chá verde, carqueja, mate verde e outros na forma de sachê para melhorar a retenção de líquidos e também dar uma força no processo de emagrecimento.

Apenas o consumo dos chás irá resolver o problema?

Segundo a Nutricionista Viviane Pereira, da Mundo Verde, a resposta infelizmente é não, como sempre se fala na área de saúde, principalmente na Nutrição, as coisas realmente funcionam quando bons hábitos são associados a alimentação e exercício físico! 

Confira algumas dicas que a nutricionista trouxe para auxiliar na diminuição do inchaço junto ao consumo de chás:

  • Como principais mudanças no hábito alimentar, evite o consumo dos alimentos industrializados, como congelados, temperos prontos, embutidos (presuntos, mortadela e afins), salgadinhos, biscoitos doces e salgados e outros que são ricos em sódio e outras substâncias que pioram a circulação. Dê preferência para comida de verdade, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes e/ou proteínas vegetais, castanhas, sementes e outros.
  • Por falar em frutas, legumes e verduras alguns desses contém excelentes quantidades de água, como melancia, melão, tomate, pepino, abacaxi, rabanete e outros. Uma forma ainda mais saborosa de consumir mais líquidos, além de mais vitaminas e minerais.

Vale destacar sempre que o consumo de chás, sucos e afins não substituem o consumo adequado de água. 

A recomendação média é de 2 litros de água por dia, mas se quiser calcular sua necessidade individual, existe uma regrinha básica de 25 a 35ml por quilo de peso/dia*.  

Para quem acha a água sem graça, uma dica é saborizá-la com folhas de hortelã, pedaços de frutas, casca de canela e outros. Atenção: água saborizada não é suco!

O verão está chegando e as altas temperaturas podem piorar a retenção de líquidos e agora já temos várias alternativas de chás que podem te acompanhar e evitar esse problema!

*Não recomendado para pessoas que apresentem problemas renais.

Informações importantes sobre os chás! 

Veja estas 5 dicas que valem para todos os tipos de chás:

  1. Eles não devem ser adoçados com nenhuma substância (açúcares ou adoçantes).
  2. Devem ser consumidos, sempre que possível, logo após o preparo (consumir em no máximo 12 horas após o preparo).
  3. Não devem ser reaquecidos, mas podem ser gelados, principalmente para consumo no verão.
  4. Para o preparo de sachês ou partes delicadas de plantas, como flores e folhas, deve-se aquecer a água (não ferver), jogar sob a planta, abafar por 5 a 10 min, coar e consumir.
  5. Para partes mais resistentes, como cascas e raízes, levar essa planta para ferver junto com a água, transferir para uma xícara, manter abafado por mais 5 a 10 min, coar e consumir.

Referências:

minhavida.com.br/alimentacao/materias/10766-cha-ganha-destaque-como-a-melhor-bebida-para-o-verao

dci.com.br/saude/chas-diureticos/20594/

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