O consumo de alimentos ou suplementos, antes da prática de exercícios físicos é sempre uma dúvida recorrente diante do assunto. E a resposta para esta pergunta, pode ser também bastante ampla, ao considerarmos o tipo de atividade física, tempo de duração, assim como a digestão de cada indivíduo após o consumo de algum alimento.
Confira nossas dicas sobre o que comer antes do treino com o objetivo de fornecer mais energia para o corpo, favorecendo sua performance.
Respeite a individualidade
Muitas pessoas se beneficiam, em termos de rendimento no treino, com o treino em jejum e em contrapartida, outras precisam de algum combustível energético para treinar.
Um exemplo muito simples de combustível energético é o carboidrato, que pode vir na forma de alimento, como um pão ou tapioca e também na forma de suplemento em pó ou líquido.
Percebe que não existe uma fórmula ou um padrão que pode ser indicado? Mais importante do que consumir, é quem vai consumir.
Entendido isso, precisamos reforçar a importância de um profissional nutricionista nesta indicação de pré-treino e acompanhamento, principalmente quando a escolha for pelo treino em jejum.
O que comer antes do treino?
Sugerimos aqui alguns exemplos de lanches que podem ser consumidos um pouco antes dos exercícios, visando o fornecimento de energia para o corpo, reduzindo cansaço e fadiga, a melhora do rendimento no treino, bem como opções que são mais facilmente digeridas e que possivelmente não trarão aquela sensação de refluxo e estufamento.
Veja algumas opções práticas e saborosas:
- Crepioca (tapioca com ovo) recheada com queijo e tomates
- Shake de proteína batido com leite vegetal
- Banana amassada com canela em pó e aveia em flocos
- Panqueca de aveia com frutas vermelhas
- Pão 100% integral com pasta de amendoim
- Ovos mexidos com orégano e pão low carb
- Smoothie de frutas vermelhas com leite vegetal
- Mix de nuts com chips de coco
- Batata doce cozida ou assada com ovos cozidos
A ideia é ir variando e também entendendo como o seu corpo reage, durante o exercício, após o consumo de determinado alimento.
Por isso, é interessante prestar bastante atenção no rendimento do seu treino e como foi o processo de digestão daquele alimento/lanche.
Busque orientação de um nutricionista para te ajudar com estas estratégias.