O consumo de alimentos ou suplementos, antes da prática de exercícios físicos é sempre uma dúvida recorrente diante do assunto. E a resposta para esta pergunta, pode ser também bastante ampla, ao considerarmos o tipo de atividade física, tempo de duração, assim como a digestão de cada indivíduo após o consumo de algum alimento.

Confira nossas dicas sobre o que comer antes do treino com o objetivo de fornecer mais energia para o corpo, favorecendo sua performance.

Respeite a individualidade

Muitas pessoas se beneficiam, em termos de rendimento no treino, com o treino em jejum e em contrapartida, outras precisam de algum combustível energético para treinar. 

Um exemplo muito simples de combustível energético é o carboidrato, que pode vir na forma de alimento, como um pão ou tapioca e também na forma de suplemento em pó ou líquido.

Percebe que não existe uma fórmula ou um padrão que pode ser indicado? Mais importante do que consumir, é quem vai consumir.

Entendido isso, precisamos reforçar a importância de um profissional nutricionista nesta indicação de pré-treino e acompanhamento, principalmente quando a escolha for pelo treino em jejum.

O que comer antes do treino?

Sugerimos aqui alguns exemplos de lanches que podem ser consumidos um pouco antes dos exercícios, visando o fornecimento de energia para o corpo, reduzindo cansaço e fadiga, a melhora do rendimento no treino, bem como opções que são mais facilmente digeridas e que possivelmente não trarão aquela sensação de refluxo e estufamento.

Veja algumas opções práticas e saborosas:

  • Crepioca (tapioca com ovo) recheada com queijo e tomates
  • Shake de proteína batido com leite vegetal
  • Banana amassada com canela em pó e aveia em flocos
  • Panqueca de aveia com frutas vermelhas
  • Pão 100% integral com pasta de amendoim
  • Ovos mexidos com orégano e pão low carb
  • Smoothie de frutas vermelhas com leite vegetal
  • Mix de nuts com chips de coco
  • Batata doce cozida ou assada com ovos cozidos

A ideia é ir variando e também entendendo como o seu corpo reage, durante o exercício, após o consumo de determinado alimento.

Por isso, é interessante prestar bastante atenção no rendimento do seu treino e como foi o processo de digestão daquele alimento/lanche. 

Busque orientação de um nutricionista para te ajudar com estas estratégias.

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

One Reply to “O que consumir antes de treinar?”

Deixe uma resposta