A própolis é um composto natural, produzido pelas abelhas a partir da coleta de resinas de flores e plantas diferentes, com o objetivo de proteger a colmeia. As abelhas operárias utilizam esse preparado para vedar qualquer fresta da colmeia, o que auxilia na manutenção da sua temperatura, impede a entrada de vento e chuva.

Observando esses benefícios da própolis, muitos estudos tem verificado que a própolis é um produto funcional e que atua, principalmente, no fortalecimento do sistema imunológico. Uma revisão científica relatou as atividades antifúngicas e antibacterianas da própolis, devido aos seus componentes como flavonoides, compostos fenólicos, terpenos e enzimas. A própolis contem mais de 200 compostos químicos importantes que vão atuar de diversas formas para nossa saúde. Dentre eles, estão:

  • Acelera a cicatrização de queimaduras e feridas;
  • Combate inflamações;
  • Alivia os sintomas de gripes e resfriados;
  • Reduz os desconfortos provocados pela faringite e amigdalite;
  • Ajuda a fortalecer a imunidade;
  • Combate a Herpes;
  •  Pode auxiliar no tratamento contra a bactéria H. pylori, causadora de inflamação e problemas estomacais;
  • Contribui na saúde bucal;

Como consumir a própolis?

Hoje encontramos a própolis sob a forma de extrato líquido, spray ou em cápsulas. A própolis em spray é bastante utilizada para diminuir as inflamações na garganta e aliviar também as dores locais, já que é um composto mais diluído e pode ter um sabor mais agradável e as cápsulas são as versões mais práticas para o consumo do dia a dia e também possuem uma concentração maior de própolis. Já o extrato líquido é comumente usado diluído com outras bebidas como água, sucos e chás. Por exemplo, se optar por extrato líquido, você pode utilizar as gotas que variam de 15 a 30 gotas por dia, combinando com outros nutrientes como a cúrcuma e gengibre em shots matinais, ou adicionando em chás, como, o chá de camomila. Ela pode ainda ser usada na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo ou ser consumida pura.

Normalmente no rótulo do produto vem com uma recomendação de dose sugerida, mas é indicado consultar um médico ou um profissional de saúde especializado no uso da própolis para saber a dosagem ideal individualizada.

Receita de suco de laranja, limão e própolis:

Ingredientes que irá precisar:

Modo de preparo:

Esprema o suco das laranjas e adicione o suco de limão. Depois acrescente a própolis e o mel. Misture bem e sirva-se!

Dica: Os sucos com frutas cítricas devem ser consumidos assim que preparados para garantir todas as propriedades dos ingredientes, principalmente a vitamina C.

Referência:

https://quintessencia.com.br/propolis-verde-o-que-e-e-para-que-serve

SFORCIN, José M, et al. Biological Properties and Therapeutic Applications of Propolis. Phytother Res . Vol. 30, n. 6. 894-905, 2016

Deixe uma resposta