Sabemos que o estilo de vida é determinante para saúde, mas que toda mulher possui necessidade nutricionais especificas, também não é novidade. A nutrição pode e deve ser aplicada nas diferentes fases da vida de uma mulher, sendo importante desde a infância, adolescência, fase adulta, gravidez e na terceira idade. Neste outubro rosa, destacamos alguns alimentos e suplementos que favorecem a saúde da mulher. Confira!
Alimentação e saúde da mulher
Uma alimentação equilibrada está diretamente relacionada à prevenção de doenças crônicas e outros benefícios a saúde, como por exemplo:
- Obesidade
- Diabetes
- Dislipidemias
- Hipertensão arterial
- Influência na prevenção do câncer
- Melhora da concentração, disposição e humor
- Favorece a imunidade
- Melhora do funcionamento intestinal
Alguns alimentos são de extrema importância e merecem destaque quando o assunto é prevenção. Veja algumas opções para incluir na dieta e aproveite seus benefícios junto a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis!
Frutas vermelhas
Aqui encontramos as frutas da família berry, romã, uvas, morango e o açaí. Frutas vermelhas são fonte de antocianina, antioxidante de ação preventiva conta o câncer de mama e doenças cardiovasculares.
Semente de Linhaça dourada
Fonte de fibras, ômega 3 e lignanas. A semente de linhaça dourada apresenta diversos benefícios, tais como:
- Ação reguladora do apetite
- Ação anti-inflamatória de pele e articulações
- Melhora a função intestinal
- Atua na prevenção do infarto e derrames por reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea.
As lignanas presentes na semente têm ação fitoestrogênica, similar ao hormônio feminino, controlando e prevenindo os sintomas da TPM e menopausa.
Brássicas
Pertencem a esta família, o repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, agrião e a rúcula.
Estes alimentos possuem a capacidade de acelerar a eliminação de substâncias tóxicas, pelo fígado, contribuindo com o processo de destoxificação do organismo.
As brássicas são fonte de sulforafanos, antioxidante de ação anticancerígena.
Ômega 3
O óleo de peixe é fonte de ômega 3, ácido graxo essencial, isto é, fonte de boas gorduras boas que não são produzidas pelo organismo, devendo ser obtido através da suplementação nutricional ou da alimentação.
Auxilia no controle e redução do colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Fonte de DHA, melhora a memória e a concentração. Ajuda a prevenir o Alzheimer, minimiza os sintomas da depressão e possui ação antiinflamatória.
Simbióticos
A somatória de probióticos (bactérias benéficas presentes no intestino) com prebióticos (alimentos que nutrem os probioticos) é de extrema importância para saúde intestinal e do organismo como um todo.
O intestino pode ser considerado o segundo cérebro e quando mal nutrido, pode levar a deficiências nutricionais, aumentando o risco para depressão, insônia, ansiedade, baixa imunidade, câncer, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.