Não é mais novidade que a nossa saúde, associada à nossa genética, são influenciadas por nossos hábitos alimentares, sejam eles bons ou ruins. Mas, quando assunto é a saúde masculina e prevenção, pesquisam mostram que os homens visitam o médico, com muito menos frequência que as mulheres.

Neste novembro azul, listamos alguns alimentos e nutrientes importantes para saúde do homem e que atuam na prevenção do câncer de próstata. Confira!

Dados da Saúde dos Homens

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou nos últimos 2 anos. Para as mulheres a expectativa de vida é de 79,9 anos, já a expectativa de vida para os homens ficou em 72,8 anos, o que mostra a prevalência do sexo masculino em não se cuidar tanto quanto as mulheres.

No ano de 2019, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo da PNAISH é facilitar e aumentar o acesso da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por câncer. Entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa de mortalidade. Segundo dados do INCA, a ocorrência do câncer de próstata acomete principalmente homens idosos, a partir dos 60 anos e com maior risco de morte após os 80 anos, por isso, o diagnóstico é muito importante.

Sintomas do Câncer de próstata

Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata devem ir ao médico para investigar as possíveis causas, alguns desses sintomas são:

  • Dificuldade para urinar
  • Jato urinário fraco
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

É possível que outras doenças, como uma infecção urinária estejam causando os sintomas.  

Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação é consultar um médico, uma vez que o risco é maior, por conta da genética.

Neste cenário, a nutrição tem papel muito importante na prevenção deste tipo de câncer e na saúde do homem. 

Alimentação na prevenção do câncer de próstata

O licopeno é peça-chave nessa prevenção. Licopeno é um antioxidante comprovadamente importante na prevenção do envelhecimento das células do corpo, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de alguns tipos de câncer, em especial o de próstata. 

Ele está presente em alimentos de cor vermelha e principalmente no tomate, mas também pode ser encontrado em outros alimentos, tais como:

  • Melancia
  • Pimentão vermelho
  • Goiaba vermelha
  • Morango
  • Goji berry
  • Cranberry
  • Framboesa

O óleo e a semente de abóbora são também importantes como antioxidantes, atuam na prevenção do câncer de próstata.

Proteínas de origem animal e vegetal são importantes para a estrutura corporal e saúde do homem, além dos vegetais de cor verde escura que são ricos em antioxidantes e de ação anti-inflamatória. 

Zinco e vitamina E, nutrientes presentes nas oleaginosas como a castanha do Pará, castanha de caju e nozes, são de grande importância para a saúde dos espermatozóides e também para prevenção da calvície quando associados ao complexo B.

Referências:

scielo.br/pdf/csc/v22n2/1413-8123-csc-22-02-0347.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta