A forma como nos preparamos para uma boa e adequada noite de sono, diz respeito ao que conhecemos como Higiene do Sono, que nada mais é que rituais e/ou ações que você faz antes de dormir, diz respeito a como você prepara o seu sono. Isso tem total relação também com a qualidade do nosso jantar ou ceia, antes de dormir.

Entenda como as atividades rotineiras do dia a dia podem prejudicar ou atrapalhar o seu sono e como construir bons hábitos e fazer uma higiene do sono adequada.

Como a nossa rotina pode atrapalhar o sono?

Ao ingerir alimentos mais gordurosos, excesso de carnes vermelhas, frituras e industrializados, você afeta negativamente o seu sistema digestivo, atrasando a digestão e absorção dos alimentos, além de promover gases, estufamento, refluxo e má digestão que não te deixam dormir e relaxar.

Confira outras atividades prejudicam a chegada do sono e afetam a qualidade do descanso físico e mental:

  • Uso de celular na cama antes de dormir
  • Luzes ligadas pela casa toda
  • Excesso de barulho
  • Agitação e exercícios no período noturno

Prejuízos da má qualidade de sono

É durante o sono que o nosso organismo está a todo vapor na produção de várias substâncias e hormônios que mantêm o equilíbrio do nosso corpo. 

Um sono ruim, pode aumentar a compulsão alimentar e desejo por doces, causar ansiedade, irritabilidade, dificuldade para concentração e raciocínio, além de poder impactar na queda da imunidade.

E quais são as ações que podemos seguir para construir bons hábitos e fazer uma Higiene do Sono de qualidade?

12 Dicas para fazer uma Higiene do Sono adequada

  1. Evite frituras, gorduras e carnes vermelhas no jantar
  2. Tente realizar sua última refeição do dia, pelo menos 2 horas antes de deitar
  3. Evite o consumo de um volume grande de carboidratos à noite
  4. Se possível, faça seus exercícios antes das 18h
  5. Mastigue mais devagar para facilitar a digestão e não consuma líquidos em conjunto
  6. Aposte em chás calmantes, como melissa, jasmim, camomila, maracujá e erva doce
  7. Consuma alimentos mais leves, como saladas, cremes, sopas, carnes magras, legumes e verduras, mel e aveia
  8. Consumir própolis associada aos chás calmantes, ajuda no relaxamento
  9. Fique em ambiente mais escuro e vá desligando as luzes da casa
  10. Evite barulhos, televisão e celular na cama, quando for dormir
  11. Quartos mais frios, melhoram a qualidade do sono
  12. Aposte em óleos essenciais, como os de lavanda que são de ação calmante

Estas são algumas dicas que podem colaborar com uma noite de sono mais equilibrada e saudável. Vá inserindo estas atitudes aos poucos e sentirá muita diferença. Construa hábitos, melhore o seu sono e a sua qualidade de vida.

Referência: 

scielo.br/pdf/estpsi/v24n4/v24n4a11.pdf

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

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