Própolis é o nome dado à uma mistura complexa de substâncias de caráter resinoso (resina), colhidas por abelhas em brotos, flores e plantas, às quais as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para sua elaboração. Na colônia, a própolis tem papel importante na construção da colmeia e também proteção contra microrganismos, garantindo um ambiente livre de contaminação.

Vários estudos mostram sua atuação contra células cancerígenas, ação antioxidantes, anti-inflamatória, proteção cardiovascular, hepatoprotetora e ação imunoestimulante, reforçando as defesas do nosso organismo.

Já foram identificadas mais de 200 substâncias diferentes em misturas de própolis, em diferentes localidades e isso inclui:

  • Ácidos fenólicos
  • Flavonoides
  • Lignanas
  • Aminoácidos
  • Ácidos graxos
  • Vitaminas 
  • Minerais

Dentre elas, podemos destacar os flavonoides, uma vez que são estas substâncias as responsáveis pela maior parte dos benefícios da própolis.

Benefícios da própolis para saúde

Há quem utilize a própolis apenas para aumento da imunidade e reforço do sistema imunológico, porém, os benefícios deste produto vão muito além. 

Podemos utilizar a própolis para redução da inflamação no organismo e isso inclui contribuição no processo de emagrecimento e estímulo do ganho de massa muscular, também pode ser utilizada para outras finalidades, tais como:

  • Saúde intestinal 
  • Correção da disbiose (desequilíbrio intestinal)
  • Melhora do aspecto da pele, cabelos e unhas
  • Detoxificação do organismo 
  • Qualidade do sono

Qual tipo de própolis é o melhor?

Você provavelmente já notou que existem versões de própolis alcoólica e aquosa, ou seja, uma versão com álcool e outra com água. 

A própolis aquosa é aquela onde se utiliza água para extrair os compostos bioativos e a alcoólica, utiliza o álcool para esse processo. 

Extratos alcoólicos contém mais compostos benéficos à nossa saúde ao ser comparada com a versão diluída em água. No entanto, o extrato de própolis aquoso é mais indicado para crianças, pessoas com esteatose hepática (fígado gorduroso) ou outros problemas no fígado, além de gestantes. 

Existem também alguns tipos de própolis, como a verde e a vermelha. Conheça mais sobre elas:

  • Própolis verde: é a mais estudada e consumida porque é padronizada com uma substância chamada Artepelin C, um composto de ação anti-inflamatória e também por Apigenina, importante para controlar a compulsão por doces e carboidratos.
  • Própolis vermelha: também é interessante por sua atuação na imunidade e efeito anti-inflamatório.

Quantas gotas de própolis tomar por dia?

Não existe um consenso ou recomendação para o consumo diário de própolis, porém, existe uma recomendação do consumo entre 10 a 30 gotas diariamente, que podem ser diluídas ao longo do dia. 

  • Exemplo: 10 gotas pela manhã, 10 gotas à tarde e mais 10 gotas no chá, antes de dormir. 

O uso da própolis pode ser contínuo e regular, podendo ser utilizado de formas diferentes e o uso da própolis é uma das estratégias mais antigas e eficazes para manutenção da saúde e longevidade. 

Referências:

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100028

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11746834/

Marcela Mendes

Marcela Mendes é nutricionista registrada (CRN-3 41044) Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduada pela VP Consultoria em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente atua na área de marketing nutricional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

One Reply to “Conheça os benefícios da própolis para a sua saúde ”

Deixe uma resposta