Própolis é o nome dado à uma mistura complexa de substâncias de caráter resinoso (resina), colhidas por abelhas em brotos, flores e plantas, às quais as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para sua elaboração. Na colônia, a própolis tem papel importante na construção da colmeia e também proteção contra microrganismos, garantindo um ambiente livre de contaminação.
Vários estudos mostram sua atuação contra células cancerígenas, ação antioxidantes, anti-inflamatória, proteção cardiovascular, hepatoprotetora e ação imunoestimulante, reforçando as defesas do nosso organismo.
Já foram identificadas mais de 200 substâncias diferentes em misturas de própolis, em diferentes localidades e isso inclui:
- Ácidos fenólicos
- Flavonoides
- Lignanas
- Aminoácidos
- Ácidos graxos
- Vitaminas
- Minerais
Dentre elas, podemos destacar os flavonoides, uma vez que são estas substâncias as responsáveis pela maior parte dos benefícios da própolis.
Benefícios da própolis para saúde
Há quem utilize a própolis apenas para aumento da imunidade e reforço do sistema imunológico, porém, os benefícios deste produto vão muito além.
Podemos utilizar a própolis para redução da inflamação no organismo e isso inclui contribuição no processo de emagrecimento e estímulo do ganho de massa muscular, também pode ser utilizada para outras finalidades, tais como:
- Saúde intestinal
- Correção da disbiose (desequilíbrio intestinal)
- Melhora do aspecto da pele, cabelos e unhas
- Detoxificação do organismo
- Qualidade do sono
Qual tipo de própolis é o melhor?
Você provavelmente já notou que existem versões de própolis alcoólica e aquosa, ou seja, uma versão com álcool e outra com água.
A própolis aquosa é aquela onde se utiliza água para extrair os compostos bioativos e a alcoólica, utiliza o álcool para esse processo.
Extratos alcoólicos contém mais compostos benéficos à nossa saúde ao ser comparada com a versão diluída em água. No entanto, o extrato de própolis aquoso é mais indicado para crianças, pessoas com esteatose hepática (fígado gorduroso) ou outros problemas no fígado, além de gestantes.
Existem também alguns tipos de própolis, como a verde e a vermelha. Conheça mais sobre elas:
- Própolis verde: é a mais estudada e consumida porque é padronizada com uma substância chamada Artepelin C, um composto de ação anti-inflamatória e também por Apigenina, importante para controlar a compulsão por doces e carboidratos.
- Própolis vermelha: também é interessante por sua atuação na imunidade e efeito anti-inflamatório.
Quantas gotas de própolis tomar por dia?
Não existe um consenso ou recomendação para o consumo diário de própolis, porém, existe uma recomendação do consumo entre 10 a 30 gotas diariamente, que podem ser diluídas ao longo do dia.
- Exemplo: 10 gotas pela manhã, 10 gotas à tarde e mais 10 gotas no chá, antes de dormir.
O uso da própolis pode ser contínuo e regular, podendo ser utilizado de formas diferentes e o uso da própolis é uma das estratégias mais antigas e eficazes para manutenção da saúde e longevidade.
Referências:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612006000100028
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11746834/
Muito esclarecedor pra mim.
Informações importantes que não sabia!
Parabéns!