​Apresentar um hábito intestinal adequado vai muito além do ato de evacuar, representa uma peça fundamental para o bem-estar, além de contribuir na prevenção de doenças intestinais e desempenhar importante papel no sistema imunológico.

Conheça a importância do funcionamento intestinal além de dicas para manter a saúde do seu intestino.

Importância do Intestino

A função primária do intestino consiste em absorver água e nutrientes no organismo. Por isso é visível a importância desse órgão com a manutenção da saúde. 

Existem bilhões de bactérias dentro do intestino, que contribuem na digestão, absorção dos alimentos e reforçam o sistema imunológico.

Ainda dentro do intestino, há uma camada epitelial, formando uma espécie de barreira protetora, uma defesa natural que impede a entrada de microorganismos como as bactérias, que podem desencadear diversas doenças como as alergias alimentares e inflamações. 

Como manter a saúde do intestino? 

Para manter a saúde do intestino, é importante avaliar a alimentação, realizar atividade física, reduzir possivelmente o estresse, toxinas e poluição, e medicamentos.
Abaixo listamos dicas para manter uma saúde intestinal e desfrutar de todos os benefícios: 

1. Consuma água

O consumo de água é essencial para o ser humano e para o funcionamento intestinal. Além de contribuir para o funcionamento do órgão, na hidratação, ajuda também na eliminação de toxinas. 

Para saber a base do quanto deve ser consumido de água por dia, faça o cálculo 35ml de água x peso (kg), essa será a quantidade diária que deve ser ingerida. 

2. Consuma probióticos

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando ingeridos em quantidade suficiente, ao alcançarem o intestino exercem efeitos benéficos sobre a microbiota intestinal, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, e fortalecer o sistema imunológico

Consuma iogurtes ou suplementos de probióticos, pois contém lactobacilos que favorecem a integridade da microbiota intestinal. 

3. Consuma alimentos fontes de fibras

 As fibras irão contribuir na formação do bolo fecal e no funcionamento intestinal com o consumo de água adequado.

Os alimentos que contribuem para o bom funcionamento intestinal são as frutas, cereais integrais como farelo de aveia ou de trigo, gérmen de trigo, linhaça, arroz integral, quinoa, psyllium, leguminosas e hortaliças. 

4. Mastigue bem e devagar e atente-se a quantidade consumida

O processo de digestão inicia-se na boca, durante a mastigação, por isso é importante que esse processo ocorra de maneira adequada. 

Faça refeições menores e evite consumir carnes e farinha branca como pães, macarrão, arroz branco em grandes quantidades para equilíbrio da microbiota. 

5. Faça atividade física

A prática de exercícios físicos regular reduz em 24% a incidência de câncer de intestino. É recomendado pelo menos 30 minutos de atividade física moderada em 5 dias da semana, o exercício ajudará o intestino a funcionar melhor, estimulando o movimento do órgão (movimento peristáltico), além de contribuir para redução do estresse.

Referências:

bbc.com/portuguese/vert-fut-47296603

temasemsaude.com/wp-content/uploads/2019/09/19401.pdf

http://www.acm.org.br/acm/seer/index.php/arquivos/article/view/281

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

One Reply to “5 dicas valiosas para um intestino saudável”

Deixe uma resposta