Conhecido popularmente como Hibisco, essa flor é rica em nutrientes e ativos que podem ajudar no combate do temido inchaço, além de ajudar na redução das células de gordura.
Sabe-se que o chá da planta Hibiscus sabdariffa, tem sua ação diurética, ou seja, auxilia no combate da retenção de líquidos. As formas de inchaço podem variar em cada organismo e os motivos também. Alguns sofrem com inchaço no corpo todo, mas os locais mais acometidos normalmente são: abdômen, mãos, pés e tornozelos. E as queixas sobre retenção de líquidos se intensificam no verão, os sapatos ficam mais apertados, os anéis já não saem dos dedos com facilidade, as pernas ficam mais cansadas, há mais relatos de dores de cabeça e queda de pressão. Assim como os riscos de problemas circulatórios, nesta época do ano aumentam de 20% a 30%. Pessoas que sofrem com varizes devem ser ainda mais cautelosas, pois nesses casos, há um risco maior de desenvolvimento da doença venosa crônica e trombose, pode ser recomendado também o uso de meias elásticas.
Mas seus benefícios não param por ai! Existem diversos estudos que demonstram uma excelente ação anti-inflamatória e antioxidante, isso porque é uma flor rica em antocianinas, flavonoides que atuam na prevenção do envelhecimento das células, prevenção de doenças degenerativas, como as doenças cardiovasculares, além de atuar na redução dos níveis do colesterol sanguíneo e contribuir na redução da pressão arterial. Esses antioxidantes possuem propriedades hipoglicemiantes, ajudando a reduzir as concentrações de açúcar no sangue contribuindo na prevenção de doenças como o diabetes tipo 2.
Muito se fala da sua ação para o emagrecimento. Isso se dá, pelo fato de a planta ter ação diurética e ajudar no combate da retenção de líquidos, e por agir diretamente nos adipócitos (células de gordura), reduzindo o acúmulo de gordura, a massa gordurosa e, consequentemente, o peso corporal.
Mas como preparar o chá de hibiscos?
Por ser uma flor delicada, deve ser preparado por meio da infusão, que é o modo mais tradicional para preparo de chás. Deve-se aquecer uma xícara de chá de água, quando começar a ferver (levantar grandes bolhas), desligue o fogo e adicione uma colher de sopa de hibiscos e abafe por até 10 minutos. Depois coe e consuma imediatamente. É importante reforçar que os chás não devem ser adoçados com açúcar, mel ou adoçantes, para que se mantenha todas as propriedades e benefícios da erva.
O fato dessa planta conter todos esses benefícios, não quer dizer que o consumo seja livre, tampouco em substituição a água. Nada deve substituir o consumo de água ao longo do dia. Para o consumo adequado e seguro dos chás de modo geral, são de até 3 xícaras de chá ao dia.
Referências:
https://www.scielo.br/j/bjft/a/v3xffqqpGCZRFp8rVzLY5LR/?lang=pt&format=pdf
Receita:
Chá de hibiscos com especiarias
Ingredientes:
500ml de água
2 colheres de sopa de hibisco Mundo Verde Seleção
½ maçã com casca
1 anis estrelado
1 pau de canela médio/grande
5 cravos
Modo de preparo:
Coloque a água no fogo com a maçã com casca, mas sem sementes, cortada em rodelas, a canela, o cravo e o anis. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o hibisco desidratado. Tampe por 10 minutos, coe e consuma.
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
