O queridinho entre os praticantes de atividade física e tão popular nas academias de musculação, o whey protein, atualmente é um dos suplementos alimentares mais comercializados. O que não falta no mercado são marcas e os mais variados tipos. Mas você sabe qual a importância dele para a saúde?
Uma proteína de alto valor biológico extraída do soro do leite, o whey protein possui aminoácidos essenciais ao nosso organismo que participam da formação dos músculos e tecidos, e está presente na forma de suplemento alimentar em 3 classificações: concentrado, isolado e hidrolisado. Sendo utilizado para complementar a ingestão de proteínas na alimentação diária.
No nosso organismo ele é responsável, principalmente, pela recuperação e ganho de massa muscular, pois atua na síntese de proteínas musculares, contribuindo para a forma física, aumento de força e rendimento físico, principalmente de atletas e praticantes de atividade física.
Mas, diferente do que a maioria das pessoas pensam, ele não se restringe a apenas isso, o whey protein poder ser um ótimo aliado à nossa imunidade, devido a proteínas presentes nele que são capazes de melhorar a atuação das células do nosso sistema de defesa.
Além disso, para pessoas que estão em dietas para perda de peso, o whey é capaz de contribuir com a saciedade e na regulação de hormônios responsáveis pelos sinais de fome (grelina), colaborando para o processo do emagrecimento.
Ele também está associado a redução dos níveis do colesterol LDL (“colesterol ruim”), sendo um colaborador no controle da pressão arterial e até mesmo na prevenção de doenças cardíacas.
Nos idosos ele atua na prevenção e/ou tratamento de sarcopenia, uma vez que o consumo de proteínas de alto valor biológico, como o whey, aliado à prática de exercício físico, contribui para o aumento da massa muscular e da força.
E pessoas que passaram por queimaduras severas ou estão em fase de pós-operatório de cirurgias complexas, podem ter o whey protein inseridos na dieta durante a fase de tratamento, por ser uma proteína rica em aminoácidos que estimulam o anabolismo (processo de “construção” de tecidos), favorecendo na recuperação e cicatrização.
Viu só como ele pode ser um suplemento muito versátil e importante para diversos casos? Mas, vale lembrar que o seu consumo precisa ser prescrito por médico ou nutricionista, após uma avaliação individual.
Referências:
Alvernaz Souza, C., Peixoto dos Santos, R. ., Salerno Pinto, V., Viana Gomes, D., & Bicalho de Souza, E. (2022). A importância da alimentação e da suplementação nutricional na prevenção e no tratamento da sarcopénia. JIM – Jornal De Investigação Médica, 3(1), 073–086. https://doi.org/10.29073/jim.v3i1.519
SOUSA, Waléria Geovana Dos Santos. Whey protein: usos e benefícios do suplemento alimentar proteico para praticantes de atividade física – uma revisão de literatura.. Anais VI JOIN / Brasil – Portugal… Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57958>. Acesso em: 05/05/2023 14:39
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
