O vinagre de maçã é um alimento versátil, que pode estar presente na elaboração de receitas e temperos, pode ser um grande aliado na beleza e até mesmo para a limpeza da casa.
As maçãs passam por um processo de fermentação por leveduras e bactérias benéficas, onde o açúcar da fruta é transformado em álcool e convertido em ácido acético. Resultando em um vinagre com minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis. As concentrações são em cerca de 5% de ácido acético e 95% de água. Além disso, também existe a versão orgânica, o que significa que as maçãs utilizadas na produção, não sofrem contaminação com fertilizantes químicos e agrotóxicos, aumentando a biodisponibilidade desses nutrientes.
O vinagre de maçã vai muito além de ser classificado como somente um tempero. Ele pode ser um aliado quando o assunto é emagrecimento. Já que uma das funções do ácido acético é inibir ação de várias enzimas, como a sacarase, a lactase, a amilase e a maltase, responsáveis pela digestão dos carboidratos. Desta forma, como não são quebrados em pequenas partículas, parte dos amidos e açúcares consumidos, não serão absorvidos pelo organismo, passando direto pelo trato digestivo e sendo eliminado.
As maças possuem alta concentração de pectinas, que são classificadas como fibras solúveis, e possuem ação prebióticas. O consumo desse alimento, contribui no aumento da saciedade, ajudando na redução da fome e na melhora da saúde do intestinal, contribuindo no reforço do sistema imunológico.
O vinagre de maçã pode ser útil para pessoas com diabetes, pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue. O fato de o ácido acético inibir a ação das enzimas citadas acima, que elevam a insulina, o vinagre de maçã pode ser aliado redução dos níveis de açúcar no sangue e estabilização dos níveis de insulina no sangue. Além disso, pode ajudar na redução dos níveis de triglicérides, reduzindo os níveis de LDL colesterol e o risco de doença cardíaca.
Também vai além de quem procura um produto para ajudar no processo do emagrecimento, o fato de conter pectina, a presença do ácido acético também ajuda no processo digestivo, podendo ser recomendado para todos aqueles relatam digestão mais lenta.
Além disso, o vinagre de maçã ainda possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que reduz a formação dos radicais livres, prevenindo a oxidação celular, reduzindo a envelhecimento precoce das células e na prevenção de doenças degenerativas.
Mas como consumir?
O vinagre de maçã possui acidez elevada, por isso não deve ser consumido em grandes quantidades. A recomendação segura fica em torno de 30 ml ao dia. Pode ser diluído em água, como tempero e até mesmo utilizado no preparo de receitas.
É importante associar o uso do vinagre de maçã a uma alimentação saudável e variada, para obter todos os benefícios citados acima, inclusive ter mais saúde e qualidade de vida.
Referências:
https://revistas.uepg.br/index.php/biologica/article/view/14924
https://pesquisa.bvsalud.org/ses/resource/pt/lil-434327
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10349
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
