Por que eu não emagreço? Se você não se fez essa pergunta, possivelmente já ouviu alguém fazer. E sabe o que acontece? Falta de individualidade e estratégia.
Muitos acreditam em uma dieta universal, única para todos ou ainda apostam em dietas milagrosas, sem perceber que o que realmente conta, é a individualidade de cada indivíduo, com suas preferências, estilo de vida, intolerâncias e necessidades específicas.
Então, antes de qualquer leitura, reflita sobre uma coisa: não existe uma dieta estática e universal. Existem estratégias diferentes, para objetivos diferentes, segundo a necessidade e individualidade de cada ser humano. E é assim, que o emagrecimento eficiente acontece.
Agora que você já compreendeu este ponto, listamos algumas estratégias e dicas que podem contribuir com um estilo de vida mais saudável e com o emagrecimento. Confira!
Emagrecimento Eficiente: estratégias
Beba água
Parece clichê, mas se todo mundo sabe que a água é essencial à vida e ao corpo, por que muitas bebem apenas 500 ml ao dia? Pois é!
O consumo de água também está relacionado ao emagrecimento, primeiro porque é responsável pelo transporte de nutrientes às células do corpo e segundo, porque está relacionada a todos os metabolismos e processo do nosso organismo.
A desidratação leva a fadiga, cansaço e dificuldade de concentração, oscilações de humor e até aumento de apetite.
O consumo ideal de água/dia, pode ser calculado pela conta:
- 35 x peso (kg)
Ex: 35 x 60 kg = 2L e 100ml.
Consuma mais fibras
Essas são grandes aliadas da saúde intestinal e imunológica, além de atuar diretamente na saciedade e controle da fome. Também podem atuar no controle do colesterol e dos níveis de açúcar no sangue, contribuindo com o emagrecimento.
Estão presentes em cereais integrais, frutas, verduras e legumes e por isso, a importância de uma alimentação variada e completa.
Não valorize produtos zero açúcar
Quem nunca pensou em substituir o açúcar por adoçante? Pois é, mas não é bem assim que funciona. Adoçante e produtos zero açúcar são direcionadas para um público específico, exemplo os diabéticos.
Adoçantes estimulam receptores nas células onde entram carboidratos, ou seja, isso te gera mais vontade por carboidratos e doces.
Então, por mais que eles não tenham calorias, eles podem aumentar vontade por doces na próxima refeição e levar ao ciclo vicioso do açúcar. Talvez este não seja o caminho ideal quando o assunto é perda de peso.
Não faça a mesma dieta sempre
De tempos em tempos, mude suas estratégias, mude e varie seu cardápio. Programe a sua semana, suas refeições.
É interessante ir variando entre estratégias de emagrecimento, como:
- 15 dias de low carb
- Jejum intermitente na semana seguinte
- Cetogênica um mês depois
Essa mudança, faz com que o metabolismo esteja sempre ativo e que seu corpo receba nutrientes diferentes.
Reduza a carga e o índice glicêmico dos alimentos consumidos
Mais importante do que contar calorias, principalmente de alimentos industrializados, é entender a carga (relacionada a quantidade consumida) e o índice glicêmico (tempo de absorção do açúcar) dos alimentos e assim, controlar a chegada de açúcar no sangue e a liberação do hormônio insulina, controlando e reduzindo o depósito de gordura nas células, ou seja, contribuindo com o emagrecimento.
Aposte na fitoterapia
O consumo de chás é milenar, o que já nos mostra seu benéficos à saúde, em diferentes situações. Confira alguns destes benefícios:
- Redução da ansiedade
- Controle da fome
- Redução da distensão abdominal
- Redução de gases estomacais e intestinais
- Diminuição do inchaço
- Melhora da circulação
- Auxiliam no efeito energético
- Estimulam o metabolismo
- Contribuem com o sono e relaxamento.
Então, aposte em 2 a 3 xícaras de chás ao longo do dia e se atente ao tipo de chá para cada objetivo e horário consumido.
Pratique atividade física
O importante aqui é se movimentar e por isso, o ideal é buscar qual tipo de exercício mais se enquadra à sua rotina e interesse.
A prática de atividade física estimula o metabolismo, melhora respiração, concentração e até o intestino, contribuindo diretamente com emagrecimento.
De toda forma, não deixe de procurar um profissional nutricionista para te orientar de maneira individualizada, segundo suas necessidades para um emagrecimento eficiente.
Referências:
blog.dietbox.me/o-que-a-nutricao-funcional-pode-fazer-por-seu-emagrecimento/
patriciadavidson.com.br/quero-emagrecer-por-onde-eu-comeco/
.