Oi, mundo! <3
Hoje é quarta-feira, dia de episódio novo no nosso canal e também do quadro Minha Primeira Vez! Vocês lembram? É quando eu me aventuro em um novo esporte, prática ou atividade física para contar um pouco sobre a minha experiência.
E vocês acreditam que eu nunca havia feito Crossfit?
Pois é! Esse esporte já me chamou a atenção uma vez porque ficou bem famoso, pelo grande número de adeptos e porque muitos amigos e amigas me disseram que ajuda demais quem quer perder peso!
E é verdade, viu, gente! O Crossfit é, acima de tudo, um esporte de alta intensidade que une três modalidades esportivas, que são:
- Ginástica Olímpica;
- Levantamento de Peso Olímpico (LPO);
- Esportes de Atletismo.
O objetivo é tirar dessas modalidades o máximo de benefícios para o nosso dia a dia, como controle de peso corporal, postura, força, resistência física e cardiovascular, além dos diversos benefícios estéticos que qualquer esporte pode nos proporcionar.
Ah, e não se fala “academia de Crossfit”, mas sim “BOX de Crossfit”. Legal, né?
O Juliano Azevedo é um dos head coaches (uma denominação mais moderna para instrutor/professor) do Box Crossfit Leste e me ajudou com várias dúvidas sobre o assunto, por exemplo:
Vou treinar Crossfit! Preciso comer antes?
Sim, pois é um esporte que exige muita resistência e força física.
O ideal é comer coisas saudáveis e fontes de carboidratos e gorduras boas para o fornecimento de energia, como castanhas, barras de nuts, vitaminas de frutas com óleo de coco, tapioca, aveia… Vou dar umas dicas do que eu comeria:
- Tapioca com banana e pasta de amendoim (sou vi-ci-a-da nesta mistura! Segura bem para o treino).
- Vitamina de morango, banana e óleo de coco (o óleo de coco é um excelente antioxidante, que protege nossas células durante a prática de alta intensidade).
- Mingau de aveia e proteína vegana (também pode ser com uma fruta, como banana e mamão, ou pode ser outra proteína também, como o whey protein).
Se você quiser incrementar uma suplementação na sua dieta, o BCAA é excelente, pois protege as fibras musculares e garante uma rápida recuperação após a atividade.
Dica da Adê: BCAA Mundo Verde Seleção #naoficosem 😉
Como começam os treinos?
Os treinos de Crossfit são divididos em três partes:
- Warm Up: aquecimento. Quando se prepara o corpo e principalmente a musculatura cardiovascular para o que vem de pior.
- Skill: momento para treinar uma habilidade ou técnica nova. No meu caso, treinei subir em uma corda (nessa primeira vez não passei nem dois metros do chão, vai vendo!).
- W.O.D. (Workout Of the Day): a parte mais intensa do treino (sério, quando a gente começa dá um pouco de medo, mas depois é possível ver luz no fim do túnel).
Dê uma olhada no vídeo pra você entender um pouquinho do treino e ver como eu me saí em cada etapa!
Na boa? Acho até que me saí bem… mas tudo nessa vida é uma questão de prática e o legal do Crossfit é que é um esporte bastante desafiador, não me fez querer desistir assim tão fácil.
Para quem está em busca de uma atividade que seja diferente a cada dia e que ensine sempre algo novo, acho o Crossfit superindicado! 😉
Faz bem pro corpo e você interage com muita gente nova, que quer a mesma coisa que você: saúde!
Mas Adê, qualquer um pode fazer Crossfit?
Sim! E sabe o que é o mais legal? Todas as pessoas treinam juntas e uma vai motivando a outra, cada um no seu tempo, a terminar todas as etapas do treino. É um exercício para o corpo e para saber conviver com as diferenças!
Gostou do Box que mostramos no episódio? Você pode ter mais informações sobre ele aqui.
Tô louca pra treinar isso de novo. E vocês, o que estão esperando pra se jogar em algo novo?
Se Joga no Crossfit
E não se esqueça de se inscrever no canal e mandar sugestões pra gente!
Beijo!