A época mais doce do ano está chegando, e com ela a grande oferta de chocolates. Assim como o ano todo, devemos ter equilíbrio e ter um hábito alimentar saudável. Mas permita-se comer um chocolatinho, mas com moderação e fazendo boas escolhas.
São diversas opções de tamanhos e sabores disponíveis, é possível encontrar ao leite, com recheio, amargo, meio amargo, crocante e várias opções de combinações, cores e sabores. Mas podemos fazer boas escolhas, vamos ver como seguir?
1. Moderação: Você já pensou o porquê tem que consumir todos os chocolates em grandes quantidades e sem controle? Ele estará ali amanhã e depois de amanhã. Porcione e coma aos poucos, se preciso congele o que ganhou. Ele continuará tão gostoso quanto e você continuará apreciando sem excessos.
2. De olho no rótulo: O cacau possui diversos benefícios para a nossa saúde. Quanto maior a porcentagem de cacau presente, mais benefícios para o corpo. No caso os chocolates ao leite contêm alta concentração em açúcar, gordura e leite e desta forma, possui menor concentração de cacau e menos benefícios para saúde. Já o chocolate meio amargo possui entre 50 a 60% teor de cacau e quando comparado com a versão ao leite, tem um teor aumentado de cacau, mas diversos ainda possuem leite, açúcar e gordura na composição. Já a versão amarga, possui entre 70 a 100% teor de cacau, é a opção apresenta maior quantidade de cacau em sua composição, mantendo todos os benefícios do cacau, como antioxidantes, melhorando os níveis do colesterol sanguíneo, na prevenção do envelhecimento precoce das células e doenças degenerativas, como o câncer, além de conter triptofano, aminoácido precursor de serotonina e dopamina, ou seja, estimulam a produção desses neurotransmissores que são relacionados aos sintomas de bem-estar e prazer.
Por esse motivo, o cacau pode ser também indicado para reduzir dos sintomas da TPM, compulsão alimentar e a ansiedade.
3. Mantenha bons hábitos alimentares: Não é porque está consumindo chocolate, que precisa “atolar o pé na jaca” em todas as outras refeições. Planeje as refeições para que sejam leves e saudáveis. Aumente o consumo verduras, frutas e legumes e consuma cereais integrais em substituição aos refinados. Evite alimentos industrializados e ultra processados, esses são ricos em açúcares, gorduras e sódio.
4. Aumente o consumo de água: O consumo adequado de água é extremamente importante! Mantenha o consumo ao longo do dia, consuma pelo menos 2 litros de água ao dia. É ótimo para eliminar toxinas, ajudar o intestino a funcionar melhor, evitar a retenção de líquido, importante no transporte de oxigênio e de nutrientes até as células do organismo.
5. Continue com a rotina de exercícios físicos: Atividade física não poderia ficar de fora! Procure manter a rotina e treinos. Vale caminhada, andar de bike, corridas ao ar livre ou qualquer atividade que goste. Essas estimulam o organismo a exercer suas funções, além de manter o metabolismo, evitando o ganho de uns quilinhos nessa época tão deliciosa.
Referências:
http://www.usp.br/aun/antigo/exibir?id=194&ed=23&f=42
https://www.adrianalauffer.com.br/emagrecimento-pascoa/
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
