O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo, não só pelo seu sabor e aroma, mas também pelo seu efeito estimulante. E esse efeito se tem devido a principal substância encontrada no café, a cafeína.
Estudos confirmam que após a ingestão desta substância, verifica-se uma melhora na performance cognitiva, do estado de alerta, da energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples e diminuição da sonolência e do cansaço. Além disso, o grão também é repleto de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças. Confira alguns benefícios do café:
1 – Acelera o metabolismo
O café além de ser estimulante, tem efeito termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, consequentemente contribui com o aumento do gasto calórico
2 – Atua na prevenção do diabetes
O café possui antioxidantes como o ácido clorogênico que tem sido associado ao aumento da sensibilidade da insulina, o que contribui para a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, o grão de café contém fibras que são muito importantes para o controle das taxas de açúcar no sangue.
3 – Bom funcionamento intestinal
O café tem ação na atividade motora do retossigmóide, ou seja, pode estimular os movimentos intestinais, favorecendo para o bom funcionamento do intestino.
4 – Previne contra alguns tipos de câncer
Há diversas evidências científicas que comprovam o consumo de café contra diferentes tipos de câncer. Uma pesquisa da Universidade de Lund (Suécia) mostrou que o café protege contra o câncer de mama. Acredita-se que esse benefício ocorra devido à presença de antioxidantes no café, substâncias responsáveis por combater os radicais livres presentes no desenvolvimento da doença.
5 – Previne e combate depressão
Diversos estudos demonstraram que o ácido cafeico, uma substância encontrada no café, possui efeito ansiolítico e antidepressivo no indivíduo sob stress. Além disso, já se compreende que o consumo de café está intimamente associado a hábitos sociais de convívio que, por si só, aumentam o bem-estar pessoal devido a seu efeito estimulante.
Há contraindicação de seu consumo?
Sim! Por ser uma bebida estimulante pode atrapalhar o sono se consumida à noite. Para as pessoas sensíveis a cafeína pode causar ansiedade. O café também não é aconselhado para quem tem gastrite ou refluxo gastroesofágico. Por aumentar o ritmo cardíaco, seu consumo deve ser moderado por indivíduos com hipertensão, doença coronariana e arritmia cardíaca.
Quanto devo consumir de café por dia?
De acordo com um relatório publicado pelo comitê científico da European Food Safety Authority (EFSA), o limite de segurança seria, em média, de 400 mg ao dia (cerca de três a quatro xícaras de café) por indivíduos adultos com cerca de 70 kg.
Referência:
https://www.scielo.br/j/qn/a/T5Fz97sh8ywywPKZhHXwWbc/
https://www.ecycle.com.br/cafe-faz-mal/
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
