Reconhecida como um tipo de planta subaquática de cor verde-azulada, a spirulina é consumida há séculos devido ao seu alto valor nutricional e inúmeros benefícios que proporciona para a saúde, se popularizou nos últimos anos por surgir em forma de suplementação alimentar, sendo considerada um dos suplementos naturais mais completos disponíveis na natureza.
A Spirulina do tipo Havaiana (Arthrospira pacifica) é encontrada em uma região de lagos tropicais no Havaí, o que faz com que ela seja mais pura, livre de contaminação por metais pesados e tenha uma maior concentração dos nutrientes.
Sua composição é principalmente de proteína, com aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, fitonutrientes e antioxidantes.
Por ser fonte de proteína, a Spirulina Havaiana tem um papel importante na performance física, favorecendo a manutenção e desenvolvimento do músculo. Também, pode colaborar com o processo de emagrecimento, uma vez que esse alto teor proteico, associado a quantidade de fibras presente, contribui com a saciedade ajudando no controle do apetite.
A presença de vitaminas e minerais antioxidantes garantem a ela propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce das nossas células, contribuir para a prevenção de doenças neurodegenerativas, estimular o sistema imunológico, favorecendo o tratamento dos sintomas de alergias respiratórias como a rinite alérgica, além de reduzir o surgimento de outras infecções que podem acometer nosso organismo.
Seu teor de fibras proporciona um efeito prebiótico, colaborando para o melhor funcionamento intestinal e garantindo o reforço do sistema imunológico, além de favorecer o controle dos níveis de colesterol no sangue.
Rica em ferro, também atua na prevenção de anemia, pois proporciona o aumento dos níveis de hemoglobina no sangue.
Importante também no controle glicêmico, sua composição de antioxidantes e gorduras polinsaturadas atuam promovendo a redução dos níveis de açúcar no sangue, além de ser capaz de aumentar a sensibilidade á insulina, contribuindo na prevenção ou no tratamento de pessoas portadoras de Diabetes.
Assim, seja na forma em pó ou através da suplementação em cápsulas, se incluída na nossa rotina diária, a Spirulina Havaiana pode contribuir de forma muito positiva para a manutenção da nossa saúde.
Referências:
MACHADO, R, Adriana et al. Uma abordagem sobre caracterização e avaliação do potencial antioxidante de extratos fenólicos de microalgas Spirulina sp. LEB-18 e Chlorella pyrenoidosa. Revista de Ciências Agrárias. Vol.40. 1.ed; 264-278, 2017
OLIVEIRA, A, Cristiane et al. Potencial nutricional, funcional e terapêutico da cianobactéria spirulina. Revista da Associação Brasielira de Nutrição. Vol.5. 1.ed; 52-59, 2013
EXAMINE.COM. Spirulina. Disponível em: <https://examine.com/supplements/spirulina/>. Acesso em 27 abr 2023
Compartilhe isso:
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
