Ícone do site Blog Mundo Verde

Alimentação e saúde da mulher: nutrientes que ajudam na prevenção do câncer de mama

Mulher sorridente comendo salada fresca em casa, representando hábitos alimentares saudáveis que ajudam na prevenção do câncer de mama.

A alimentação saudável tem papel essencial na saúde da mulher em todas as fases da vida, e pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer de mama. Embora não exista um único alimento capaz de impedir o desenvolvimento da doença, estudos mostram que um padrão alimentar equilibrado, rico em nutrientes protetores, ajuda a reduzir fatores de risco e fortalece os mecanismos de defesa do organismo.

Diversos compostos bioativos presentes nos alimentos in natura exercem efeito protetor no organismo, seja por sua ação antioxidante, anti-inflamatória ou pelo suporte ao equilíbrio hormonal. Entre os principais nutrientes e alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama, destacam-se:

Fibras alimentares

Presentes em grãos integrais, frutas, verduras, legumes e sementes, as fibras ajudam no equilíbrio do metabolismo da glicose e na saúde intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas e contribuindo para o balanço hormonal. Uma dieta rica em fibras está associada a menor risco de desenvolvimento de tumores hormonais.

Ômega-3

Encontrado em peixes de água fria e em fontes vegetais como linhaça, chia e nozes, o ômega-3 tem efeito anti-inflamatório e pode ajudar a reduzir processos associados ao desenvolvimento de tumores. O consumo regular desse tipo de gordura boa está relacionado à proteção celular e à melhora da imunidade.

Compostos fenólicos

Incluem flavonoides, carotenoides e polifenóis, presentes em frutas vermelhas, chá verde, cúrcuma e uva. São antioxidantes potentes que protegem as células contra danos oxidativos, auxiliando na prevenção do câncer de mama e de outras doenças relacionadas ao estresse oxidativo.

Vitaminas antioxidantes (C, E e A)

Atuam neutralizando radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico.

Ácido fólico e vitaminas do complexo B

Importantes para o metabolismo celular e a síntese de DNA, auxiliam na proteção contra alterações genéticas. Estão presentes em vegetais verde-escuros e leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico.

Fitoestrógenos

Compostos encontrados na soja e seus derivados, que podem atuar de forma semelhante ao estrogênio natural, auxiliando no equilíbrio hormonal feminino e contribuindo para a redução do risco de câncer de mama.


Portanto, cuidar da alimentação é um passo essencial na prevenção do câncer de mama e na promoção da saúde da mulher. Pequenas escolhas diárias fazem diferença a longo prazo — e o equilíbrio é sempre o melhor caminho:

Além de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes protetores, a prevenção do câncer de mama também passa pelo cuidado integral com a saúde. Manter os exames de rotina em dia e buscar o apoio de um nutricionista para ajustar a dieta às necessidades individuais são passos fundamentais nesse processo.

Pequenas escolhas, associadas ao acompanhamento profissional e à detecção precoce, podem fazer grande diferença na proteção e no bem-estar da mulher.


Autor: Valquíria Silva – Nutricionista da Rede Mundo Verde
Referências bibliográficas:
Fiocruz
CRN3
Ministério da Saúde
SES/SE
CFN

Sair da versão mobile