O colágeno é um tipo de proteína constituída por cadeias peptídicas formadas por aminoácidos, sintetizado naturalmente pelo nosso corpo e representa cerca de 35% do total de proteínas, está presente nos tecidos conjuntivos (pele, tendões, cartilagens, ligamentos) e tem um papel importante em diversas funções do organismo, principalmente na resistência e elasticidade desses tecidos, mantendo as células firmes e unidas, além de participar da cicatrização e regeneração.
Na pele, com sua função estrutural, o colágeno auxilia na firmeza, elasticidade e hidratação, colaborando para o retardo do envelhecimento, evitando o surgimento de rugas e o aspecto ressecado.
É uma proteína presente também nos cabelos e unhas e sua ação permite que os fios fiquem mais resistentes, brilhantes e com melhor crescimento, enquanto nas unhas reduz a fragilidade.
Nas articulações ele é um grande aliado da cartilagem, fortalecendo o tecido e contribuindo para a melhora das dores causadas por inflamação decorrente de patologias degenerativas, como a osteoartrite, principalmente em idosos, uma vez que com o avanço da idade a produção da substância no corpo é significantemente reduzida, e dores causadas por grandes impactos recorrentes, como no caso de atletas.
O colágeno atua também na saúde óssea, devido ao seu importante papel na formação estrutural e flexibilidade dos ossos, sendo um aliado na prevenção de osteoporose e fraturas e atuando também na remodelação e regeneração óssea.
Por sua versatilidade ele pode participar também do ganho e manutenção da massa muscular, já que é uma fonte de proteína, auxiliando na performance física. É importante apenas ter atenção ao tipo.
Diversas pesquisas feitas com colágeno mostram que os tipos podem variar de acordo com a composição, o comprimento e estrutura molecular e com isso já foi possível identificar cerca de 30 tipos, sendo os principais e mais comuns:
- colágeno tipo l: o mais conhecido e abundante no nosso corpo, encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Sua estrutura apresenta-se em forma de fibras grossas.
- colágeno tipo ll: encontrado nas cartilagens. Sua forma faz com que ele funcione como uma esponja com capacidade de absorver água e liberá-la dependendo da pressão, com isso tem papel de atuar como uma “mola”, melhorando a flexibilidade da articulação.
- colágeno tipo lll: está presente nas artérias e musculaturas lisas (músculo do intestino, fígado, baço e rim). É um colágeno com fibras mais elásticas e por isso age como um “amortecedor” e visa sustentação e proteção para os órgãos.
- colágeno tipo lV: a ligação de suas moléculas formam uma espécie de rede, promovendo força e saúde à matriz de basicamente todas as células do nosso corpo.
Fonte: Valquíria Soares – Nutricionista da Rede Mundo Verde.
Referências:
ZAGUE, V. e MACHADO-SANTELLI, G. Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele. Revista Brasileira de Nutrição Funcional – ano 15, nº 65, 2016
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/colageno.htm

