Ícone do site Blog Mundo Verde

Outubro Rosa: saiba como evitar o câncer de mama investindo nos alimentos certos

Pesquisa mostra que 45% dos casos de câncer podem ser evitados com hábitos saudáveis

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente no mundo e o tumor que mais acomete as mulheres. A boa notícia é que se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são elevadas.

Além disso, uma pesquisa publicada no jornal britânico British Journal of Cancer mostrou que aproximadamente 45% dos casos de câncer (quase metade) podem ser evitados com hábitos de saudáveis, incluindo a alimentação.

Alimentação contra o câncer

De acordo com Priscila Gomes, nutricionista do Mundo Verde, as primeiras mudanças na alimentação que as mulheres devem fazer ao receberem o diagnóstico de câncer de mama é riscar do cardápio alimentos:

O ideal, sugere a especialista, é dar preferência para os alimentos orgânicos e in natura, principalmente de origem vegetal. O consumo de gengibre é indicado, pois o alimento ajuda a evitar as náuseas provocadas pela quimioterapia. “Ele podendo ser consumido ralado, curtido, em balas, sucos ou como tempero”, sugere a nutricionista.

Outra dica é, durante o tratamento, comer fracionadamente a cada 3 horas. Além disso, “o ideal não é fazer grandes refeições, mas sim porções menores. Desta forma, o estômago fica menos repleto de alimentos, ajudando a evitar o enjoo e as náuseas comuns nessa fase”, explica Priscila Gomes.

Também é interessante investir no consumo de probióticos (bactérias benéficas para o intestino que podem ser encontradas em iogurtes, Kefir, kombucha, além de cápsulas e sachês), pois durante o tratamento as bactérias do instinto são afetadas, diminuindo ainda mais a imunidade, além da absorção prejudicada de nutrientes.

Mudança de hábitos

Já se sabe que o excesso de gordura corporal aumenta o risco de ter câncer. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimula a proliferação celular e inibe a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de mama.

Sabe-se também que a prática de atividade física é benéfica na prevenção do câncer de mama, além de exames preventivos. A prática de exercícios promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrintestinal (com isso diminui o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer) e fortalece a defesa do nosso organismo. Recomendações sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.

Top 5: os melhores alimentos

Fazer boas escolhas alimentares evita o risco de câncer. A recomendação dos especialistas é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro.

Confira abaixo os 5 melhores alimentos, segundo Priscila Gomes:

Por Fernanda Lima

Sair da versão mobile